GRUPO FOLCLÓRICO DE FARO E TERESA TAPADAS REPRESENTAM PORTUGAL EM FRANÇA

O Grupo Folclórico de Faro, decano dos grupos de folclore do Algarve, vai estar em França, entre 17 e 29 de Julho, para representar Portugal num dos mais prestigiados festivais de folclore do mundo.  Trata-se do Festival Internacional de Gannat que, para a sua 40ª edição, convidou grupos de mais de 20 grupo e artistas, vindos de todo o mundo, sob o lema “Les Cultures du Monde”. No site oficial do festival (www.cultures-traditions.org) a apresentação do grupo algarvio começa da seguinte forma: “Uma brisa de dança nasce sob o sol do Algarve. E em Gannat são de prever tornados artísticos e chuva de tradições!”.

???????????????????????????????Nesta edição do festival, Portugal surge em destaque, pois para além do Grupo Folclórico de Faro, é também convidada uma das principais vozes femininas do fado da atualidade: Teresa Tapadas. Esta participação especial insere-se no âmbito da declaração do Fado como Património Cultural Imaterial da humanidade, pela UNESCO. Além disso, Portugal terá direito ainda a uma “soirée” especial, onde a gastronomia e a cultura portuguesa estarão em relevo.

Este festival faz parte do calendário CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore), organismo internacional com relações formais de consulta com a UNESCO, que reúne mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo.

Não é a primeira vez que o grupo farense estará em terras de França. Participou já noutros festivais de renome, como o Festival de Confolens, berço do CIOFF®, por duas vezes, no Festival dos Pirinéus, em Oloron e ainda nos festivais de Condom e Sacres du Folklore de Reims, todos eles nesse país.

O Grupo Folclórico de Faro, com 83 anos de existência, tem um vasto curriculum de participações no estrangeiro. É uma presença assídua nos principais palcos do folclore no mundo, tendo já levado a bandeira do nosso país a inúmeros festivais realizados em: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Brasil, Itália, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia e, no ano passado na Rússia.

E no regresso desta viagem quase não haverá tempo para desfazer as malas, pois estará à porta mais uma edição do FOLKFARO, organização do Grupo Folclórico de Faro. É o maior festival internacional de folclore a sul do Tejo e tem a sua Gala de Abertura marcada para 17 de Agosto no Teatro das Figuras.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s