Albufeira: FUNDAÇÃO INATEL REABRE HOTEL PRAIA COMPLETAMENTE REQUALIFICADO

Na próxima terça-feira, dia 9 de Julho, pelas 11h00 realiza-se a cerimónia de reabertura do Hotel Praia, incluído na Unidade Hoteleira de Albufeira, após profundas obras de requalificação. Participam nesta cerimónia o Presidente da Fundação INATEL, Professor Doutor Fernando Ribeiro Mendes, todo o Conselho de Administração da Fundação, um representante do Município de Albufeira e um representante do Turismo de Portugal. Os momentos musicais exteriores estão a cargo do grupo de percussão “Percutunes”, apostando na tradição do acordeão no interior da Unidade hoteleira.

Hotel InatelA intervenção no Edifício da Praia iniciou-se no final de 2012 com o objetivo de o dotar de condições de funcionalidade, de conforto e com uma nova imagem Arquitetónica, sempre com a atitude assente na sustentabilidade.

A Unidade Hoteleira de Albufeira que já contava com 217 quartos nos dois edifícios existentes (Edifício Principal e Edifício do Turismo), fica agora, com a renovação do Hotel Praia, com mais 110 quartos dos quais 16 são comunicantes e 16 são suites, de modo a potenciar a sua utilização por famílias. No piso térreo, com amplos vãos envidraçados sobre a praia, os clientes terão ao seu dispor uma Sala de Refeições, uma Galeria Exterior, uma Área Comercial e um novo snack-bar com capacidade para 69 lugares sentados, bem como a antiga “Esplanada INATEL” junto à praia, agora recuperada.

A história do Edifício

Numa breve introdução histórica ao presente Edifício da Praia, refira-se que, até meados de 1929, este desenvolveu a sua atividade como Edifício Fabril de Conservas de Pescado, sendo conhecido pela Fábrica dos Salles. Porém, a crise económica dos anos 30 levou as populações ao afastamento fabril, votando o edifício ao abandono.

A INATEL, à época, Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), repôs a utilização do espaço como Colónia de Férias Infantil.

A obra de construção da Colónia Balnear Infantil, que viria a adquirir o nome “Dr. Teotónio Pereira”, decorreu lentamente, entre sucessivos avanços e recuos, diversos enfreamentos financeiros, não tendo, afinal e na prática, efetivado o seu funcionamento.

Assim, já no final da década de 50 do Século passado, o atual Edifício da Praia, foi intervencionado com vista à sua transformação funcional de Colónia Infantil em Colónia de Férias para Trabalhadores.

Em 9 de Julho de 1960, o então Ministro das Corporações e Previdência Social, inaugura a Nova Colónia de Férias para Trabalhadores e suas Famílias.

A imagem do Edifício, antes da atual intervenção, apresentava-se completamente descaracterizada e obsoleta. Atualmente, com a presente obra pretendeu-se dotar o Edifício da Praia de um ambiente mais informal, moderno e funcional, tendo por objetivo libertar o máximo de espaço dentro do alojamento.

 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s