Faro: VII Fórum Autárquico Regional do PS Algarve Apresentou Candidatos

Logo forum autarqOs dezasseis candidatos socialistas à presidência das câmaras municipais do Algarve e a Federação Regional do Algarve do PS assumiram um compromisso regional para devolver a esperança aos algarvios, subscrito por todos no final do 7.º Fórum Autárquico Regional, que decorreu neste sábado em Faro. O exercício do Poder Autárquico constitui uma das melhores marcas da ação do PS, sendo motivo de justificado orgulho de todos os autarcas socialistas, como sublinhou Joaquim Raposo (centro na foto), que representou o Secretário-Geral do PS na sessão de encerramento.

Joaq Serrao (represent sec nac) e Ant Eusebpics“Neste momento de preparação para a emergência de um novo ciclo político e de novas políticas públicas”, referiu o presidente cessante da câmara municipal da Amadora e secretário nacional do PS, “os candidatos socialistas teem de olhar com coragem, confiança e rigor para os desafios colocados no quotidiano da gestão de uma comunidade e de um município, para além de apelarem à participação dos cidadãos neste processo de mudança”.

Ant Euseb, Ana Passos e Jos Cardosopics“Os candidatos do Partido Socialista no Algarve estão à altura desta exigência e deste compromisso”, afirmou António Eusébio (esq na foto, ladeado de Ana Passos), acrescentando que “teem a visão, a dedicação, o trabalho, a responsabilidade e a ética para responder positivamente perante novas e inovadoras políticas sociais e económicas no sentido de potencializar as especificidades dos seus Municípios”. Neste contexto, justificou o presidente do PS-Algarve, “a CARTA DE COMPROMISSOS AUTÁRQUICOS 2013/2017 propõe-se contribuir para a parametrização e coerência na construção dos contratos eleitorais que os candidatos pelo PS assumem com cada um dos seus concidadãos”, porque as “AS OBRAS DO FUTURO SÃO AS PESSOAS”.

os 16 candidat autarq Alg 29 set 013picsNestes termos, os dezasseis candidatos do PS à presidência das câmaras municipais da região assumiram um conjunto de compromissos autárquicos comuns de âmbito regional, que serão incluídos nos respectivos programas eleitorais e respeitados ao longo do seu mandato. A prioridade dos candidatos socialistas será na dinamização económica direcionada para a criação de emprego, estruturando o contrato político local com os cidadãos em políticas responsáveis e projetos exequíveis e sustentáveis, do ponto de vista social, económico e ambiental.

O aprofundamento e desenvolvimento das políticas sociais e das redes sociais municipais será outra área privilegiada de intervenção, passando pela harmonização de políticas facilitadoras à promoção de um concelho saudável, em articulação com os serviços desconcentrados da Administração Central e com o tecido social da região.

Plateia A valorização das redes locais é outro dos objectivos preconizados, propondo-se desenvolver parcerias locais no âmbito da dinamização do conhecimento, cultura e desporto, criar condições para o desenvolvimento de uma cidadania solidária e fomentar um modelo de Autarquia de proximidade, transparente e moderna, nomeadamente através da implementação ou aprofundamento dos orçamentos participativos e dos conselhos municipais de juventude.

Finalmente, os candidatos socialistas assumiram um compromisso para a instituição em concreto da região administrativa do Algarve, propondo-se trabalhar com o Governo e a Assembleia da República para a clarificação das atribuições e competências dos vários níveis da administração local e regional, corrigindo os erros recentes em matéria de fusão e união de freguesias ao arrepio da vontade das populações e cumprindo o preceito constitucional de instituir em concreto as regiões administrativas, como verdadeiras autarquias locais de âmbito supramunicipal dotadas de legitimidade democrática.

 Melhores quadros são garantia de melhor serviço às populações

Plateia2 O Fórum Regional foi palco da aula final do curso 2012/2013 da Academia Algarve, que decorreu entre Outubro e Março, subordinada ao tema “Reinventar a Gestão Municipal”, contou com a presença de duas dezenas de preletores especializados em ciência política e nas várias áreas de intervenção da administração local.

Carlos Nobrega e Ant EusebiopicsCarlos Nóbrega, candidato do PS a Castro Marim, recebe diploma do FRórum Regional das mãos de António Eusébio, líder do PS Algarve

Antes da entrega dos certificados de aproveitamento aos alunos finalistas, Porfírio Maia, diretor da Academia do PS Algarve, fez um balanço positivo de uma iniciativa que trouxe ao Algarve nomes como António Costa, Carlos Lobo, Alfredo Barroso, Francisco Assis, André Freire, Carlos Cidade, Sidónio Pardal, João Ribeiro, Teresa Craveiro, Maria Amélia Antunes ou Cláudia Sousa Pereira e contribuiu para a formação de meia centena de quadros autárquicos.

Plateia1Para além dos alunos, a Academia do PS Algarve granjeou a atenção de várias centenas de participantes nas suas vinte sessões, proporcionando momentos de vivo debate sobre a realidade nacional e regional entre outubro de 2012 e março do corrente ano.

Dados bibliográficos dos dezasseis candidatos socialistas à presidência das câmaras municipais do Algarve

 

Albufeira: Fernando Anastácio, 56 anos de idade, natural de Lisboa e residente em Albufeira, Advogado e membro da Comissão Nacional do PS.

Fernando_AnastacioFoi presidente da direcção do Turismo de Albufeira, do Imortal Desportos Clube e vice-presidente do Turismo do Algarve. Foi vereador da câmara municipal de Albufeira e líder da bancado do PS na assembleia municipal de Albufeira e na Assembleia Intermunicipal do Algarve.

Alcoutim: Osvaldo Gonçalves, 45 anos de idade, natural e residente em Martinlongo – Alcoutim, gerente bancário e membro da Comissão Política Concelhia do PS – Alcoutim.

Osvaldo Gonçalves AlcoutimÉ presidente direcção da Associação de Caçadores dos Castelhanos e da assembleia geral da Casa da Criança, dinamizador do Centro Cultural e Recreativo do Laborato e representante dos pais e encarregados de educação na EB123 de Martinlongo. É vereador da câmara municipal de Alcoutim.

Aljezur: José Amarelinho, 46 anos de idade, natural de Serpa e residente em Aljezur, licenciado em Sociologia Aplicada e é Presidente da Câmara Municipal de Aljezur.

Jose Amarelinho AljezurExerceu funções de Animador Sócio Cultural na Câmara Municipal de Serpa entre 1986 e 1990. Foi professor na Escola C+S de Aljezur entre 1990 e 1992. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, entre 2002 e 2009, e foi presidente da concelhia do PS Aljezur.

Castro Marim: Carlos Nóbrega, 52 anos de idade, natural de Alverca do Ribatejo e residente em Altura – Castro Marim, empresário e é independente.

Carlos NobregaÉ presidente do Conselho de Administração da TURMUGE desde 1994 e foi presidente do Sporting Clube Olhanense ente 2005 e 2007, construindo as bases para o seu regresso à 1.ª Divisão Nacional.

Faro: Paulo Neves, 46 anos de idade, natural e residente em Faro, é licenciado em Direito e é administrador hospitalar em Faro.

Paulo Nevespics2Foi presidente da Cooperativa HABIJOVEM e fundador do ninho de empresas de Faro, sendo actualmente presidente do Círculo Teixeira Gomes e cônsul da República Checa. Foi membro da Assembleia Municipal de Faro, deputado na Assembleia da República, presidente do Turismo do Algarve e vereador da Câmara Municipal de Faro.

Lagoa: Francisco Martins, 45 anos de idade, natural de Lisboa e residente em Lagoa, enfermeiro e é presidente da junta de freguesia de Lagoa.

francisco-martinsFoi dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e do Grupo Desportivo de Lagoa e director desportivo do Lagoa Académico Clube. Foi membro da Assembleia Municipal de Lagoa e vereador da Câmara Municipal de Lagoa, sendo presidente da Comissão Política Concelhia do PS desde 2012.

Lagos: Maria Joaquina Matos, natural de Portalegre e residente em Lagos, e é professora, na posição de aposentada.

Maria joaquina-matosFoi professora, exercendo por diversas vezes funções de direcção, e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Foi membro da Assembleia Municipal de Lagos, entre 1994 e 2001, e vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, até 2011.

Loulé: Vítor Aleixo, 57 anos de idade, natural e residente em Loulé, licenciado em História e Ciências Sociais e é empresário livreiro.

Vitor AleixoIniciou a sua atividade política nos círculos juvenis da oposição democrática no Atlético de Loulé. Foi membro da Assembleia Municipal e vereador da Câmara Municipal de Loulé, assumindo a sua presidência entre 1999 e 2002.

Monchique: Graça Batalim, natural e residente em Monchique, e é professora do 1.º ciclo aposentada.

Graça-Batalim MonchiquepicsFundadora da Ludoteca, da Sala de Monchique e da Confraria do Medronho, foi membro da Comissão Instaladora do Museu de Monchique. Foi vogal e presidente da Junta de Freguesia de Monchique e, actualmente, é vereadora da Câmara Municipal de Monchique.

Olhão: António Pina, 37 anos de idade, natural e residente em Olhão, é licenciado em Economia e desempenha as funções de vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão.

Antonio PinapicsFoi presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol do Algarve e vogal do Conselho Fiscal da ACASO. Coordenador da Juventude Socialista de Olhão e presidente da Comissão Política Concelhia do PS desde 2006. Foi membro do Conselho de Administração do Hospital de Faro e é vereador da Câmara Municipal desde 2005.

Portimão: Isilda Gomes, natural da Guarda e residente em Portimão, licenciada em Ensino de Matemática e Ciências e é professora.

Isilda GomesFoi vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Assembleia Municipal de Portimão, delegada regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional e Governadora Civil do distrito de Faro, exercendo simultaneamente funções no Centro Paroquial Padre Arsénio e na Fábrica da Igreja da Quinta do Amparo.

São Brás de Alportel: Vítor Guerreiro, 43 anos de idade, natural e residente em São Brás de Alportel, licenciado em Psicologia e é vice-presidente da Câmara Municipal.

Vitor Guerreiro candi PS SB Alportel 012Fundador e presidente da Associação Jovem Sambrasense, socorrista voluntário da Cruz Vermelha e membro do Conselho Consultivo do IPJ. Foi fundador da JS em São Brás de Alportel e membro da Assembleia Municipal, entre 1995 e 2001. Integra o executivo municipal desde 2002 e é presidente da Comissão Política Concelhia do PS.

Silves: Fernando Serpa, 52 anos de idade, natural e residente em São Bartolomeu de Messines – Silves, é licenciado em Direito e é advogado.

Fernando-Serpa-PS-SilvesFoi professor do ensino privado, em Lisboa. Foi vereador da Câmara Municipal entre 1993 e 2001 e membro da Assembleia Municipal, entre 2001 e 2005. Desde as últimas eleições autárquicas, é vereador da Câmara Municipal de Silves sem pelouros atribuídos.

Tavira: Jorge Botelho, 45 anos de idade, natural e residente em Tavira, é licenciado em Direito e é Presidente da Câmara Municipal de Tavira.

Jorge Botelho com municipeFoi Director Distrital do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, membro da Assembleia Municipal de Tavira e da Assembleia Intermunicipal do Algarve. Foi membro do Conselho Nacional de Jurisdição da JS e do PS. É membro da Comissão Nacional do PS e presidente da Comissão Política Concelhia do PS desde 2006.

Vila do Bispo: Adelino Soares, 37 anos de idade, natural de Vila Verde e residente em Vila do Bispo, é licenciado em Educação Física e é Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Adelino Soares VBispopicsFoi dirigente do Clube Recreativo de Vila do Bispo e presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e da Associação de Pais. Foi vereador na Câmara Municipal de Vila do Bispo e membro da Assembleia Municipal de Vila do Bispo.

Vila Real de Santo António: David Murta, 36 anos de idade, natural de Faro e residente em Vila Real de Santo António, é licenciado em Gestão de Empresas e é diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

David MurtaTécnico superior da administração e local e técnico oficial de contas. É membro da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, da Comissão Política Regional e do Secretariado da Federação do PS-Algarve.

By Algarve Press

One comment on “Faro: VII Fórum Autárquico Regional do PS Algarve Apresentou Candidatos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s