FARO TEM MAIS E MELHORES MINIBUS

Faro tem, desde esta terça feira, dia 11 de junho, uma nova rede de transportes urbanos – minibus – denominada “Próximo”. A apresentação dos novos minibus e autocarros, resultante da celebração de um contrato de concessão do serviço de transportes coletivos urbanos de passageiros para o Município de Faro, entre a autarquia e um consócio composto pelas empresas Eva Transportes e Barraqueiro, teve a participação do edil Macário Correia e vereação, bem como de responsáveis pelas empresas concessionárias. No interior de uma das novas viaturas, Macário destacou que esta reformulação “teve como principais preocupações trazer melhorias no serviço prestado à população”, verificando-se um “aumento de cobertura do Concelho” por parte das carreiras, com destaque para a “criação de um circuito urbano entre o aeroporto, a Universidade do Algarve/Gambelas e os hotéis de Faro e Montenegro, que serve os turistas que nos visitam e que é um importante impulso nesta área”, registando-se ainda o aumento do horário de funcionamento das carreiras, passando o fim das carreiras diárias das 20 para as 22h00. “Faro passa a ter a partir de hoje uma nova solução de mobilidade, com autocarros modernos e informação fiável do ponto de vista eletrónico”, sublinhou o autarca.

Mac e Bacalhau

IMG_8598Outras novidades apresentadas, no que respeita aos autocarros de maiores dimensões adstritos ao “Próximo”. Na nova carreira Aeroporto/hotelaria, com horário alargado, as carreiras funcionarão todos os dias do ano, sendo ainda  implementadas carreiras noturnas em algumas das linhas.

IMG_8607Quanto à frota, com 29 viaturas, através de um investimento de 3,6 milhões de euros, suportado pelo consórcio, que em contrapartida fica com o direito de explorar financeiramente a rede, os circuitos de minibus vão contar com 11 viaturas novas, enquanto que os circuitos urbanos vão receber igualmente 10 novos veículos. Todas as viaturas dispõem de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e de um dispositivo sonoro para pessoas com deficiência visual, com indicação da próxima paragem. Os veículos cumprem todos os requisitos de exigência ambiental e, até ao final de 2013, vai funcionar um minibus elétrico com zero emissões. O projeto inclui ainda a construção de um novo terminal rodoviário, junto do existente no Hotel Eva, servindo novas zonas, alargando horários e implementando novos pontos de venda automáticos.

Osorio Gomes EVA e Bacalhau

“AUMENTOS DE TARIFAS ACIMA DA INFLAÇÃO”

Já o consórcio, representado pelo presidente do conselho de administração da EVA, Osório Gomes (esqª na foto), espera que esta nova rede de transportes urbanos de Faro seja utilizada por “1,5 milhões de passageiros, em mais de mil quilómetros/ano.

proximologoAinda segundo Osório Gomes, “os aumentos das novas tarifas serão superiores à inflação, para compensar a integração dos dois sistemas de transportes que antes eram paralelos, como estava definido no próprio caderno de encargos do concurso público lançado pela autarquia, estão já afixados nos autocarros e podem igualmente ser consultadas no site do “Próximo”, tal como os respetivos horários”.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s