Jonathan Rea na frente das Superbike no Autódromo do Algarve

Arrancou ontem a competição propriamente dita do Campeonato do Mundo de Superbike no Autódromo Internacional do Algarve. Pelo sexto ano competitivo, a caravana das Superbike, Supersport, Superstock 1000 e Superstock 600 vai abrilhantar mais um fim-de-semana que se espera altamente competitivo, aliás como já ficou provado nas sessões de treinos do dia.  No primeiro treino livre na pista de Portimão foi Tom Sykes quem demonstrou que está em Portugal para vencer novamente e porventura tomar de assalto a primeira posição do campeonato, pertença de Sylvain Guintoli desde a prova de abertura realizada em Phillip Island na Austrália. Marco Melandri esteve durante muito tempo na frente do pelotão, mas nos últimos minutos Tom Sykes assinou o melhor tempo (1m44.241s), batendo Michel Fabrizio que momentos antes tinha sido o mais rápido ao conseguir rodar em 1m44.328s. A terceira posição ficou na posse de Jonathan Rea (1m44.453), com o irlandês a conseguir o seu melhor registo também na derradeira volta que fez ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve, com Marco Melandri a ser o quinto depois de ser igualmente batido pelo seu colega de equipa Chaz Davies.

Jonathan Rea_thumb Superbike – Rea na frente

Na sessão da tarde, a primeira de treinos cronometrados em Portimão, viu Jonathan Rea ser o piloto mais veloz. O irlandês bateu nos derradeiros minutos o até então líder Eugene Laverty. Numa sessão onde o tempo conseguido pela manhã por Tom Sykes foi claramente superado, com Rea a conseguir a sua melhor volta em 1m43.551, cerca de sete décimas melhor que Sykes na sessão de treinos livres anteriormente realizada. O segundo posto foi para Eugene Laverty que ficou a apenas 52 milésimas de segundo de Rea.

O terceiro lugar foi para Tom Sykes, igualmente com uma diferença reduzida para Rea, 97 milésimas. O quarto posto foi para Sylvain Guintoli, com David Giugliano a ser o quinto. De referir que os onze primeiros classificados nesta sessão ficaram separados por menos de um segundo, numa clara demonstração da competitividade existente na classe que em 2013 conta com a presença de seis construtores a nível oficial (Aprilia, BMW, Ducati , Honda, Suzuki e Kawasaki).

Supersport – Lowes dominador

Embalado pelas vitórias conseguidas na últimas provas e com a liderança do campeonato sólida, o britânico Sam Lowes começou da melhor forma a sua passagem pelo traçado algarvio ao assinar o melhor tempo na primeira sessão de treinos realizada na pista portuguesa. Aos comandos da Yamaha YZF R6 da equipa Yakhnich Motorsport o piloto inglês conseguiu como melhor tempo 1m46.046s, batendo o irlandês Jack Kennedy por apenas 217 milésimas, com este a rodar em 1m46.263s aos comandos da sua Honda CBR 600RR. A terceira posição no final da primeira sessão das Supersport foi para Kenan Sofuoglu, tendo o turco alcançado na sua melhor volta um tempo apenas superior em 344 milésimas ao conseguido por Sam Lowes. A quarta posição seria para Luca Scassa, com Fabien Foret a ser o quinto aos comandos da Kawasaki da equipa indiana Mahi Racing.

Sam Lowes confirmou na sessão de qualificação durante a tarde o seu à vontade com a pista de Portimão, voltando a ser o mais rápido ao conseguir um tempo de 1m45.724s. O piloto da Yamaha foi mesmo o único a conseguir rodar no segundo 45 e conseguiu deixar Kenan Sofuoglu a mais de meio segundo. O melhor tempo de Lowes foi conseguido mesmo na fase final da sessão, e nem mesmo algumas gotas de chuva impediram o piloto inglês de conseguir novamente deixar a concorrência longe.

A terceira posição confirmou o bom andamento de Jack Kennedy, sendo este o mais rápido dos homens que estão em território nacional aos comandos das Honda CBR 600RR. David Salom fechou a jornada na quarta posição, com Fabien Foret a ser o quinto. Um escalonamento já esperado em Portimão, com os mais rápidos do campeonato a mostrarem-se neste primeiro dia como os mais velozes ao longo dos mais de quatro quilómetros do traçado do Autódromo Internacional do Algarve.

Miguel Praia_thumbMiguel Praia conseguiu a 27ª posição na qualificação, ele que tinha sido o 26º na sessão matinal. À procura das melhores afinações na sua moto o piloto português trabalhou de forma intensa com os técnicos do Team Lorini e esperam amanhã conseguir encontrar uma solução mais satisfatória para a moto.

Superstock 1000 – Sempre Barrier

A classe Superstock 1000 conta com muitos pilotos rápidos na época de 2013 e sem surpresa as melhores posições apenas foram conhecidas novamente bem perto do final. Nesta categoria estão alguns pilotos em evolução por parte das equipas do mundial de Superbike, equipas ‘Junior’ que encontram aqui a melhor forma de evoluir e conhecer aqueles que poderão defender as suas cores na classe maior num futuro próximo.

Neste primeiro contacto com a pista o mais rápido foi o francês Sylvain Barrier, aos comandos da BMW oficial com 1m46.456s, na frente de Lorenzo Savadori que ficou longe do líder ao conseguir na sua melhor volta um tempo de 1m47.733s. A terceira posição na classe no final da sessão – marcada por algumas quedas sem consequências – seria para Romain Lanusse, piloto já com experiência na classe e que conseguiu na sua melhor passagem um registo de 1m47.890s. A quarta posição foi para Jeremy Guarnoni com 1m47.954s, sendo o quinto posto no final da sessão de treinos livres ficado na posse do argentino Leandro Mercado com 1m48.267s.

Sylvain Barrier confirmou o seu à vontade com a pista no decorrer da sessão de qualificação realizada durante a tarde, melhorando mesmo o seu tempo da sessão matinal. O piloto francês da BMW conseguiu na sua melhor volta rodar em 1m45.881s, deixando Lorenzo Savadori na segunda posição, com este a conseguir na sua melhor passagem pelo traçado algarvio um tempo de 1m46.580s.

Jeremy Guarnoni subiu um lugar face à sessão de abertura, fechando este primeiro dia com o terceiro posto ao conseguir um tempo de 1m46.704, a quase um segundo do imbatível Barrier. A quarta posição foi para Eddi La Marra, que depois de uma queda na sessão da manhã conseguiu ganhar quatro posições com a Ducati do Team Barni. Leandro Mercado esteve novamente muito bem como a moto do Team Pedercini e repetiu a quinta posição da sessão anterior. Ivo Lopes o representante português na classe foi 18º nos treinos livres com 1m51.372s e 23º na qualificação com 1m50.694s.

portimão_praia1 (2)Superstock 600 – Divisão em pista

25 pilotos entraram em pista na categoria Superstock 600. Na ordem cronológica do evento estes foram os primeiros pilotos a tomar contacto com a pista portuguesa nesta temporada de 2013 e no final da sessão o mais rápido foi o belga Gauthier Duwelz que conseguiu na sua melhor volta 1m49.054s para bater o italiano Franco Morbidelli por apenas 379 milésimas de segundo. As diferenças entre os primeiros foram reduzidas, com Christian Gamarino a colocar a sua Kawasaki no terceiro posto com pouco menos de seis décimas de segundo de diferença para o rápido belga. Na quarta posição ficou o australiano Adrian Nestorovic com Mike Jones a ser o quinto no final deste primeiro confronto na categoria.

Ao inicio da tarde regressaram à pista os pilotos desta Superstock 600 para a sua primeira sessão de treinos cronometrados, com a pista a revelar-se mais lenta e a não permitir uma melhoria de tempos face aos verificados pela manhã. Neste segundo duelo da jornada a liderança acabou por trocar de mãos e no final da sessão o mais rápido seria Adrian Nestorovic que conseguiu na sua melhor volta em 1m49.152, cerca de uma décima de segundo mais lento que o registo conseguido de manhã por Duwelz. O segundo posto foi para o italiano Franco Morbidelli, que repetiu assim a posição da sessão matinal, melhorando no entanto ligeiramente face ao seu tempo anterior. O terceiro posto nesta sessão de treinos cronometrados foi para o belga Gauthier Duwelz, o mais rápido na manhã, sendo o belga igualmente mais lento que na sessão matinal mas segurando uma posição que lhe vale um lugar provisório na primeira linha da grelha de partida. A quarta posição seria para Bastien Chesaux, com Tony Covena a ser o quinto.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s