Município de S.B. de Alportel presta homenagem ao Dr. Medeiros Galvão

No próximo dia 10, Dia de Portugal, segunda-feira, o município de São Brás de Alportel presta homenagem ao Dr. Gabriel Pereira de Medeiros Galvão, ilustre diretor clínico do antigo Sanatório Vasconcelos Porto, atual Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 10, Dia de Portugal.

Dr.MedeirosGalvaopicsNo 20º aniversário da sua morte, o município de São Brás de Alportel presta homenagem a este conceituado médico numa cerimónia a ter lugar na sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, sita na Rua Dr. Medeiros Galvão, pelas 10h00. Esta sessão resulta de um conjunto de vontades, da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e da comunidade são-brasense que guarda na memória o importante contributo do Dr. Medeiros Galvão, o médico que deixou um legado de talento e generosidade, que lhe deu a alcunha de “Nossa Senhora de Fátima”.

A cerimónia de hastear da bandeira, pelas 10h00, na sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, dá início às celebrações que prosseguem com uma sessão solene de homenagem. Segue-se o descerramento de um busto em bronze do Dr. Medeiros Galvão, no espaço exterior da Junta de Freguesia, uma iniciativa que tem por mentor o são-brasense Vitor Horta, um sonho trazido à realidade pelas mãos do artista Manuel Belchior.

Nota Biográfica

Dr. Gabriel Pereira de Medeiros Galvão| 17/10/1907> 13/04/1993

Gabriel Pereira de Medeiros Galvão nasceu nos Açores, no início do século XX. Filho de um notário e de uma professora primária, veio para Lisboa aos 16 anos, para prosseguir estudos, tendo iniciado pelo ramo da Engenharia Eletromecânica. Mudou depois para Medicina, tendo-se licenciado em 1931. Com um futuro brilhante à sua frente, como cirurgião, substituiu 2 anos seguidos o Dr. Alberto de Sousa, durante as férias na direção do Sanatório.

Na sua primeira visita a São Brás, teve oportunidade de mostrar a sua competência e talento. Mais tarde, instalou-se definitivamente nesta vila, ocupando funções como médico municipal.

Em 1938, foi nomeado Director Clínico do Sanatório Vasconcelos Porto, cargo que ocupou até 1977, por ter atingido o limite de idade, sendo ainda hoje recordado pela sua rigidez e perícia, no desempenho da profissão e pela generosidade do seu coração. Pelas suas qualidades, como médico, vinham pessoas de todo o País, à procura daquele que era então conhecido como “Nossa Senhora de Fátima”.

Em sua homenagem, pelo reconhecido trabalho como médico e pelo seu altruísmo, no serviço aos outros, o Município de São Brás de Alportel evoca a sua memória, no 20º aniversário da sua morte.

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s