Falecimento do Prof. António Rosa Mendes deixa Algarve mais pobre

O Professor doutor António Rosa Mendes faleceu ontem, dia 4 de junho, deixando mais pobre a região algarvia nas mais diversas áreas do saber, especialmente as ligadas à história. A missa de corpo presente será celebrada amanhã, dia 6, às 11h00, na igreja de Cacela Velha.

Ant Rosa MendespicsProfessor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, lecionou as disciplinas de História da Cultura, História do Algarve e Direito do Património Cultural. Rosa Mendes coordenou ainda o curso de mestrado em História do Algarve e foi  responsável pelo Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA). Era também diretor da Biblioteca da Universidade do Algarve.

Natural de Vila Nova de Cacela, António Rosa Mendes estudou em Faro, licenciou-se em História e Direito, foi mestre e doutor em História. Em 2005 foi presidente de Faro, Capital Nacional da Cultura.

António Rosa Mendes, professor exemplar, contribuiu decisivamente nos últimos anos para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve, até como escritor, onde se destacam as obras “Olhão fez-se a si próprio”, “O Manuscrito de João da Rosa” e “A Restauração dos algarves ou os heróis de Faro e Olhão”.

Algarve Press deixa à família do professor doutor António Rosa Mendes os mais sinceros sentidos pêsames pelo falecimento de tão ilustre figura algarvia, que assim deixa a região mais pobre e, não se sabe até quando, sem sucessor à altura. Das várias ocasiões que ao longo das últimas décadas tivemos o privilégio de assistir às suas diversas palestras, o professor doutor proporcionou-nos várias lições, não só de história mas também de vida, nomeadamente através das vezes que connosco trocou ideias, ouvidas e recebidas como ensinamentos. Um senhor em todos os aspetos, até no relacionamento com a Comunicação Social.

Como há pouco tempo tive oportunidade de o fazer pessoalmente, repito nesta ocasião de tristeza: Obrigado sr. professor doutor António Rosa Mendes e que Deus o guarde.

Manuel Luís

Diretor Algarve Press

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s