O Professor doutor António Rosa Mendes faleceu ontem, dia 4 de junho, deixando mais pobre a região algarvia nas mais diversas áreas do saber, especialmente as ligadas à história. A missa de corpo presente será celebrada amanhã, dia 6, às 11h00, na igreja de Cacela Velha.
Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, lecionou as disciplinas de História da Cultura, História do Algarve e Direito do Património Cultural. Rosa Mendes coordenou ainda o curso de mestrado em História do Algarve e foi responsável pelo Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA). Era também diretor da Biblioteca da Universidade do Algarve.
Natural de Vila Nova de Cacela, António Rosa Mendes estudou em Faro, licenciou-se em História e Direito, foi mestre e doutor em História. Em 2005 foi presidente de Faro, Capital Nacional da Cultura.
António Rosa Mendes, professor exemplar, contribuiu decisivamente nos últimos anos para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve, até como escritor, onde se destacam as obras “Olhão fez-se a si próprio”, “O Manuscrito de João da Rosa” e “A Restauração dos algarves ou os heróis de Faro e Olhão”.
Algarve Press deixa à família do professor doutor António Rosa Mendes os mais sinceros sentidos pêsames pelo falecimento de tão ilustre figura algarvia, que assim deixa a região mais pobre e, não se sabe até quando, sem sucessor à altura. Das várias ocasiões que ao longo das últimas décadas tivemos o privilégio de assistir às suas diversas palestras, o professor doutor proporcionou-nos várias lições, não só de história mas também de vida, nomeadamente através das vezes que connosco trocou ideias, ouvidas e recebidas como ensinamentos. Um senhor em todos os aspetos, até no relacionamento com a Comunicação Social.
Como há pouco tempo tive oportunidade de o fazer pessoalmente, repito nesta ocasião de tristeza: Obrigado sr. professor doutor António Rosa Mendes e que Deus o guarde.
Manuel Luís
Diretor Algarve Press