Santos populares, aromas e benzeduras em Tavira

No âmbito do ciclo de passeios e oficinas sobre os saberes-fazeres da cozinha mediterrânica “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica” realiza-se, no dia 08 de junho, a partir das 14h30, em Santo Estêvão, a ação Santos populares, aromas e benzeduras, assim como, no dia 22, pelas 14h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, uma demonstração culinária. Junho é o mês dos Santos Populares. As ruas enchem-se de cores e de murta, salta-se a fogueira e baila-se à volta do mastro. No ar paira o aroma de manjericos, alecrim, mantrastes e caracóis…

Passeios_comeres_cartaz_junho_2013No passeio exploram-se as plantas aromáticas e terapêuticas, os rituais, ditos e fazeres caraterísticos do período do solstício e das festas dos Santos Populares. Na demonstração culinária prepara-se uma “caracolada”, petisco apreciado nos arraiais dos Santos Populares.

Sob a orientação de Maria do Rosário Cavaco, Maria Tolentina Pereira e Lourdes Lutegarda, o passeio terá uma duração aproximada de duas horas. Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis e cada participante deverá levar merenda, água e proteção solar. A organização reserva-se o direito de cancelar o passeio, caso se verifiquem condições climatéricas adversas. Também a demonstração culinária terá uma duração de cerca de duas horas e terá como orientadores Anabela Drago e José Drago.

Ambas as ações surgem no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” e destinam-se ao público em geral.

Dieta Mediterranica2O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.

A inscrição pode ser feita em apenas uma das atividades ou em ambas, dado que são independentes. Mais informações através de: 281 320 240 | 281 320 500

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s