Dia do Pescador em Faro

Assinala-se na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, o Dia Nacional do Pescador, efeméride instituída em 1997 com o objetivo de sensibilizar para a importância das atividades piscatórias para o nosso país. Faro começou a festejar a data em 2010 e este ano as comemorações terão lugar no dia 1 de junho (sábado) na Praia de Faro.

Images-ilha-faro-riaAs atividades que se realizam em Faro são meramente simbólicas e constam de um almoço convívio entre as comunidades piscatórias da ilha de Faro e do núcleo da Culatra que se vai realizar no polidesportivo da Escola do 1.º ciclo da ilha de Faro. Na ocasião serão também homenageados dois pescadores:  José Salvador dos Santos do núcleo da Culatra e Vergílio Félix, a título póstumo, e que pertencia ao núcleo de pescadores da Praia de Faro.

Para a autarquia assinalar esta data é de elementar justiça num concelho que tem uma base económico-social relevantíssima neste domínio e conhecendo-se as duras condições de trabalho dos pescadores, o envelhecimento dos profissionais da pesca, as formas por vezes bem inseguras em que trabalham, a perda de retribuição que atinge os pescadores sempre que as intempéries surgem ou se considera necessária a criação de períodos de defeso biológicos.

IMG_1443No núcleo dos Hangares pescadores e famílias vivem mais um “Dia do Pescador” pedindo a quem de direito transportes públicos fluviais, energia elétrica e saneamento básico nas cerca de 200 habitações, como no resto dos núcleos da Culatra e Farol. ML

Para além deste ato, cujo carácter simbólico é uma indispensável forma de reconhecimento e ânimo para que este sector se robusteça e para que o concelho se consciencialize da importância ancestral destas comunidades na identidade farense, em Faro, através da Comissão de Apoio a Pescadores e Aquicultores tem-se procurado auxiliar a preparação de candidaturas a projetos que visem a modernização das frotas e das artes, avaliar o estado do sector no concelho e definir estratégias concertadas de atuação, e envolver as entidades participantes numa estratégia com vista ao aproveitamento económico, turístico e recreativo da Ria Formosa, conforme áreas de atuação da própria comissão.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s