5ª Semana do Bebé de Olhão

O Município de Olhão, a ARS Algarve e a UCC Olhar+ promovem, entre os dias 3 e 10 de junho, a 5ª Semana do Bebé do Concelho de Olhão, uma iniciativa que já faz parte do calendário relacionado com a saúde infantil na região. “Nascer e Crescer Feliz” é o tema da edição deste ano, que volta a ter como madrinha a apresentadora Adelaide Sousa. Este é um projeto de prevenção que desde 2008 procura envolver toda a comunidade num alerta para os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida. No ano de 2013, o evento, tendo em conta o tema “Nascer e Crescer Feliz”, pretende transmitir a correlação positiva entre ternura, cuidado, afeto e atenção e o bom desenvolvimento psicológico, emocional, intelectual e físico das crianças.

Semana do Bebe de Olh_2013Na presente edição destaca-se a Feira do Bebé a decorrer entre os dias 7 e 10 de Junho, que contará com um vasto leque de atividades, como massagem para bebés, psicomotricidade infantil, hora do conto, sessões temáticas, espetáculos de dança, desfile de moda, atividades na comunidade efetuadas pelos parceiros deste projeto (a decorrerem entre os dias 3 e 5 de junho, tais como gincanas, histórias, teatros, danças). Todas as atividades são gratuitas e destinam-se à população em geral e a profissionais de saúde, educação e de intervenção social e comunitária.

Associado à Semana do Bebé realiza-se, já no dia 30 de maio, às 22h00, uma tertúlia/videochat intitulada “Semana do Bebé de Olhão – Um Evento para todo o Algarve?”, com a presença de António Pina, vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão e Sónia Coelho, psicóloga, do ACES Central/GASMI Olhão). Esta iniciativa decorre na Sociedade Recreativa Olhanense (Av. da República, nº14) e será transmitida pela Rádio Universitária do Algarve (RUA – 102.7 FM). Quem quiser, pode ainda participar através da internet: http://www.janela-aberta-familia.org.
De destacar ainda o seminário técnico, dirigido a profissionais de saúde, no dia 7 de junho, no Hotel Real Marina em Olhão, que contará com a presença da Pediatra e Presidente da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, Dra. Ana Jorge, e da madrinha da Semana, a atriz e apresentadora Adelaide Sousa. No âmbito do seminário será atribuído o Prémio de Mérito e Excelência 2013, assim como dos Concursos de Trabalhos Escolares e Montras e do Bebé Estrela de 2013. De referir que o seminário é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP 2007- 2013 (com o apoio da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no seminário, através do preenchimento de uma ficha de inscrição electrónica disponibilizada no site da Semana do Bebé do Concelho de Olhão. As inscrições estão abertas até ao dia 3 de junho, devendo ser enviadas para secformacao@arsalgarve.min-saude.pt.
Em 2013, a Semana do Bebé do Concelho de Olhão conta com a colaboração de um total de 50 entidades locais, regionais e nacionais e um grande envolvimento por parte das instituições escolares, destacando-se ainda o apoio institucional da Unicef.
A ARS Algarve IP, através do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil do Centro de Saúde de Olhão, a UCC Olhar+ (ACES Central) e o Município de Olhão, através da Rede Social de Olhão e da CPCJ de Olhão são os dinamizadores da iniciativa.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s