Olhão recebe prémio de eficiência energética no Chipre

O Município de Olhão recebeu esta semana, durante a Conferência Internacional “Mediterranean Energy Cities”, na cidade de Lefkosia, no Chipre, o galardão EAA (European Energy Award). A conquista desta distinção resulta da auditoria internacional realizada aos cinco concelhos do Algarve candidatos ao projeto MEDEEA, tendo Olhão conquistado a melhor classificação, com 64% da pontuação no conjunto dos parâmetros em análise.

 Paulo Camacho veread cmo“Este foi, espero, o primeiro passo dos muitos que poderemos dar na direcção de um concelho energeticamente mais responsável e ambientalmente mais sustentável. Este prémio deve-se ao empenho e esforço de todos os que participaram nesta iniciativa, pelo que agradeço toda a disponibilidade manifestada”, disse recentemente o vereador com o pelouro do Ambiente, António Camacho, ao ter conhecimento da distinção.

Este prémio internacional surge no âmbito do projeto MEDEEA que, tendo como referência as energias renováveis procura, na região Mediterrânica, sensibilizar as cidades para a exploração do potencial energético da sua região e promover o planeamento energético no sentido de aumentar a sua eficiência/reduzir a emissão dos gases de estufa/reduzir os custos associados ao consumo energético.

Mercado Mun OlhaoEsta participação de cinco municípios portugueses (algarvios), entre os quais Olhão foi o que obteve a mais elevada classificação e o 4º melhor entre os 72 municípios dos sete países da bacia do Mediterrâneo (Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Malta, Portugal e Eslovénia) participantes, tendo o Plano de Mobilidade e Transportes de Olhão, apresentado no âmbito do Prémio Europeu de Energia na Região do Mediterrâneo, sido um dos pontos fortes da participação e avaliação nacional.

Temas como o planeamento estratégico, o desenvolvimento urbano inovador, o planeamento de construção, a aprovação da construção e dos procedimentos de controlo que são utilizados para acompanhar medidas que promovam eficiência energética e a existência de planos de atividades ao nível da energia e da mobilidade foram alguns dos pontos tidos em conta durante a avaliação e considerados positivos.

A propósito deste tema, já se haviam realizado, em Olhão e posteriormente em Albufeira, sessões intermunicipais promovidas pelas autarquias locais em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve. Estes encontros visaram, essencialmente, divulgar os resultados finais alcançados por parte dos municípios no projeto, conforme avaliação através da ferramenta eea® e validada pelos auditores internacionais independentes e que culminaram agora com a conferência internacional que decorreu no Chipre e na qual o técnico superior da Divisão de Construção e Manutenção da Câmara de Olhão, Fernando Laranjo Martins, apresentou o Plano de Mobilidade do Município, elogiado por muitos dos intervenientes.

 

 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s