Vila Real de Sto. António comemora 239º aniversário com homenagens, cortejo etnográfico e feira histórica

Vila Real de Sto. António assinala 239º aniversário com homenagens, cortejo etnográfico e feira histórica. Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 239º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene, durante a qual serão homenageados cidadãos vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito dentro e fora do país.

VRSAAs celebrações iniciam-se no dia 9 de maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal, com a conferência «Os 500 anos de Arenilha». Conduzida pelo historiador Fernando Pessanha, a sessão centra atenções na história da então existente povoação de pescadores denominada Santo António de Arenilha, situada na margem portuguesa da foz do Guadiana.

Também no dia 9, às 22h00, o Centro Cultural António Aleixo recebe o espetáculo «Tejo-Tietê». Neste concerto, a cantora portuguesa Susana Travassos e o compositor-violonista brasileiro Chico Saraiva protagonizam um encontro musical que reaproxima o diálogo poético entre os dois países.

VRSA-Ayamonte_Rio GuadianaNo dia 11 de maio, às 10h00, é inaugurada a Feira Histórica, na Praça Marquês de Pombal. Até 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h30, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

Segue-se, às 10h30, no Centro Cultural António Aleixo, a abertura da exposição filatélica da Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários VRSA, alusiva aos 500 anos da fundação de Sto. António de Arenilha. À noite, pelas 21h30, tem lugar o Encontro de Bandas Filarmónicas, na Praça Marquês de Pombal.

VRSA e RioNo dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo, às 9h30.Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA – entre as quais o treinador Manuel José, que será homenageado com a medalha de mérito –, bem como os melhores alunos do concelho.

Também durante a sessão solene será assinado o Contrato de Gestão de Área Dominial da Frente Ribeirinha de Vila Real de Santo António. O ato contará com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Dr. João Carvalho.

Pelas 11h00, também no Centro Cultural, será apresentado o selo e carimbo alusivos aos 500 anos da fundação de Santo António de Arenilha.

Já às 11h15 terá lugar o lançamento do livro «Manuel José: um Faraó de VRSA», da autoria de Neto Gomes. A obra presta homenagem ao ex-treinador de clubes como o Sporting, o Boavista, o Benfica o Al-Ittihad ou o Al-Ahly e dá destaque ao percurso além-fronteiras deste vila-realense.

Complexo Desportivo de VRSATambém no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade, e terminará na Praça Marquês de Pombal.

A programação encerra a 23 de maio, com a apresentação do livro «VRSA há 90 anos: figuras, factos e histórias verídicas», de M. Tacão Monteiro, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, às 18h00.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s