Castro Marim adere à Eurocidade

Numa cerimónia a decorrer no Revelim de Santo António, em Castro Marim, dia 9 de Maio, às 17.30 horas, o Município de Castro Marim vai assinar o protocolo de adesão à Eurocidade com o Ayuntamiento de Ayamonte e o Município de Vila Real de Santo António. O Protocolo de Cooperação a celebrar será formalizado entre o Alcaide do Ayuntamento de Ayamonte, D. António Javier Castillo, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, José Fernandes Estevens e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes.

EurocidadeTrata-se de um projeto Transfronteiriço, entre os três municípios, que tem por finalidade o desenvolvimento e a harmonização de um modelo de cooperação de modo a contribruir para a sustentabilidade ambiental, coesão económica e social, centrado na estratégia europeia da Eurocidade.

A criação da primeira Eurocidade entre as regiões do Algarve, do Alentejo e da Andaluzia realizou-se, em Janeiro de 2013, com Ayamonte e Vila Real de Santo António. A Eurocidade surgiu no âmbito do Plano de Atividades, apresentado pelo Presidente da CCDR-Algarve, durante a II Reunião do Conselho da Eurorregião, quando assumiu a presidência da Euro-AAA, a 28 de Setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

Castro_Marim_casteloO alargamento territorial da Eurocidade ao concelho de Castro Marim é um passo decisivo no reforço de cooperação e intercâmbio entre os três municípios, tendo como fio condutor o Guadiana “o grande rio do Sul” e um território de 500 Km, que vai unir vontades e projetos nos domínios: cultural, empresarial e patrimonial, a bem da cidadania e do desenvolvimento económico e turístico destas terras.

A assinatura do protocolo de adesão do Município de Castro Marim à Eurocidade será presidida pelo Presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia e Presidente da Comissão de Coordenação e desenvolvimento do Algarve, David Santos, e contará com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro e do Representante do Governo Regional da Junta de Andaluzia, em Huelva, D. José Fiscal.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s