“LER PORTIMÃO” – APRESENTADO EM TERRASSA, CATALUNHA

E se você partisse em descoberta de uma cidade que julga conhecer? E se pudesse conhecer a história e as estórias guardadas nas ruas e paredes de Portimão? Se calhar, ganharia uma nova perspectiva sobre a sua cidade e sobre as suas memórias. A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, aceitou este desafio e concebeu o projecto “Ler Portimão”. “Ler Portimão” ambiciona resgatar essas memórias, revivê-las nos nossos dias e integrá-las no quotidiano da cidade. Para tal, o projecto visa a construção de uma série de percursos temáticos que, ponto a ponto, contem uma narrativa do passado da cidade e façam o “leitor” embarcar numa viagem no tempo.

portimao1Os percursos terão uma distância passível de ser percorrida a pé, serão circulares (de modo a que o “leitor” possa começar a sua “leitura” em qualquer ponto do percurso) e constituídos por sete pontos de interesse, identificados através de um elemento que capte a atenção de quem, mesmo sem conhecer o projecto, ande pela rua (uma frase, um elemento iconográfico), ao qual será associado um outro elemento (QRCode, NFCode) que permita o acesso a informação multimédia sobre aquele espaço através de um telemóvel inteligente ou de outro suporte de leitura. Em cada ponto será igualmente sugerido o percurso até ao ponto seguinte. Assim, o visitante ou o próprio portimonense curioso sobre a história da sua cidade poderá conhecer, de uma forma autónoma e quase espontânea, um pouco mais sobre o passado de Portimão, enquanto faz uma salutar caminhada a pé pela cidade.

Assim, este novo projecto da Teia D’Impulsos será apresentado no workshop “Industrial Cultural Tourism” que irá decorrer no próximo dia 10 de Maio no Museu de la Ciência i de la Técnica de Catalunya, em Terrassa. Como equilibrar o desenvolvimento do turismo com a conservação do património e com uma promoção responsável e sustentável do turismo cultural? Como atrair mais interesse em áreas menos conhecidas do turismo cultural?

Estas e outras questões serão discutidas neste workshop na Catalunha, no qual a Teia D’Impulsos marcará presença. “Ler Portimão” projecta igualmente a construção de um website (em construção) onde sejam disponibilizadas informações a quem deseje saber mais sobre os percursos e os seus conteúdos.

Nesse website também encorajará a troca de ideias e sugestões, um auxílio na concepção dos novos caminhos a ser trilhados pelo projecto “Ler Portimão”. Em suma, “Ler Portimão” é um projecto que, além de visar a comunicação e divulgação da história e património da cidade, também pretende dar uma nova vida aos espaços da cidade, em particular, ao centro da cidade.
Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em http://www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

fonte Teia D’Impulsos

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s