S.LUÍS VOLTOU A SER TALISMÃ NO REGRESSO DO FARENSE À LIGA

 IMG_7811À 30ª e última jornada do campeonato nacional da segunda divisão, zona sul, foi de vez. O SC Farense recebeu e venceu (2-1) a União de Leiria garantindo, assim, o regresso à Liga .

IMG_7813

IMG_7773Dez anos depois cerca de 14 mil espetadores superlotaram as bancadas e os corredores de acesso do carismático estádio S. Luís para verem e apoiarem em autêntico delírio a segunda subida de divisão consecutiva dos Leões de Faro, que a época passada disputaram a III divisão nacional, série F.

goloIMG_7752Poucos minutos (3) estavam decorridos do início do jogo e como que uma explosão de alegria inundou o S.Luís quando o central do Farense, Bruno Bernardo, na sequência de um canto da direita, cabeceou para o fundo das redes. Estava dado o mote para uma boa exibição dos pupilos de Mauro de Brito na primeira metade da partida, ainda com tempo para verem dois golos anulados (bem) por posição de fora de jogo e a um minuto do apito de André Gralha para o intervalo o capitão Fajardo, através de um pontapé livre, enviar a bola ao travessão da baliza leiriense.
IMG_7770 IMG_7755
A velha frase do futebol – quem não marca sofre – voltou a fazer das suas e, mesmo sem fazer muito por o merecer, a equipa da cidade do Liz alcançou (74´) o empate através do seu capitão Emiliano Te. Um golo que fez tremer a exibição dos anfitriões e, ao mesmo tempo, causou apreensão entre os milhares de adeptos do Farense. Com o mais direto rival à subida, o Mafra, a vencer, só a vitória interessava aos algarvios.
IMG_7836IMG_7815Recomposta do susto, muito pelo apoio constante do seu público, nomeadamente os incansáveis South Side Boys, claque do Farense que acompanhou a equipa a todo o lado durante a época, mesmo quando o emblema algarvio chegou a ter sete pontos de desvantagem para o Mafra, a formação da capital algarvia reagiu e quase festejava o segundo golo quando (61´) Matias atirou o esférico ao poste da baliza adversária.
IMG_7803
O sofrimento e ansiedade só abrandaram, dentro e fora das quatro linhas, ao minuto 79 quando Ebukun converteu a indiscutível grande penalidade, golo que originou uma pequena invasão de campo, fruto do estravasar da pressão dos adeptos farenses, compreendida pelo árbitro da partida, que deu mais seis minutos além dos 90.
IMG_7865IMG_7872Com o S. Luís transformado em autêntica panela de pressão de emoções produzidas ao longo de dez anos de afastamento do SC Farense da Liga Profissional de Futebol, a esperada invasão de campo por milhares de adeptos após o apito final foi como que o grito das gentes de Faro a anunciarem o regresso de um velho e prestigiado senhor ao convívio dos maiores do futebol luso.
IMG_7993
António Barão garante: “VAMOS INSCREVER O FARENSE NA II LIGA”
Visivelmente emocionado pela subida do Farense à Liga Profissional de Futebol, António Barão, presidente dos “leões” de Faro, salientou os “mais de 14 mil adeptos presentes nas bancadas”. 
“Quando a época passada descemos da 2ª à 3ª divisão disse que demos um passo atrás para depois dar dois em frente. Agora esperemos que, na próxima época, possamos dar um passo mais à frente, porque o Farense merece estar na I Liga, não na II Liga”, garantiu Barão na sala de imprensa, enquanto explicava que “o clube conta atualmente com três mil sócios pagantes. As questões legais da subida aos escalões profissionais, bem como a questão da SAD, estão a ser preparadas pelo departamento jurídico do clube há quase três meses. Não apostaríamos numa eventual subida sem esse trabalho. De certeza absoluta que o Farense vai inscrever-se com a maior das naturalidades na II Liga”, garantiu António Barão, recusando falar em em renovações ou aquisições, afirmando ainda desconhecer se existirão antigos atletas com intenções de processar o clube, manifestando interesse em dialogar e chegar aos necessários acordos, “para bem do Farense”.
Toda uma dinâmica que o dirigente faz questão de não interromper, manifestando a sua “satisfação pelo regresso de muitos associados que tinham desistido de sócios e, sobretudo, a adesão de muita juventude, sinal que o Farense tem o futuro assegurado”. Constatação que leva ao anúncio da “realização, nos próximos dias 4 e 5 de maio, no S.Luís, de um torneio internacional para jovens com 8 anos”, salientou o presidente do emblema algarvio.
IMG_7986
Treinador Mauro Brito afirma: “UNIÃO DE LEIRIA TINHA UM ESTÍMULO EXTERIOR”
Já o treinador do Farense, Mauro Brito, destacando a atitude do adversário, garantiu que “a União de Leiria tinha um estímulo exterior. Todos viram como eles jogaram, parecia que o título estava a ser discutido entre nós e eles. Mas isso faz parte do jogo e dignificou a nossa vitória”, sublinhou.
“O segredo para o triunfo final esteve na crença do grupo, que sempre acreditou que era possível, apesar da distância considerável que chegou a separar o Farense do Mafra (7 pontos). Sabíamos que, se fizéssemos uma ponta final perfeita, e foi o que aconteceu, com seis vitórias seguidas, íamos ganhar”, destacou o treinador que, tal como o presidente do clube, não garantiu a sua continuidade, até porque “ainda não houve abordagens. Estivemos completamente focados neste objetivo e não falámos de mais nada”, garantiu Mauro Brito. 
IMG_7881
IMG_7914 IMG_7954 IMG_7931 IMG_7905
Enquanto o capitão Fajardo reconhecia a “concretização do sonho merecido para dedicar a este público e à cidade”, assumindo ter sido “uma aposta certa e ganha” a sua vinda para o Farense, “um clube histórico do futebol português”, os seus companheiros de equipa e alguns associados invadiram a sala imprensa e foi o que se vê na nossa foto-reportagem. Alegria transbordou dentro e fora do S.Luís, até à baixa da cidade, estando prevista para a próxima terça feira uma receção na Câmara de Faro aos campeões da II Divisão, zona Sul.
Manuel Luís – t e f
By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s