DIA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ: AUTARQUIA ATRIBUI MEDALHAS DE MÉRITO MUNICIPAL A AGRACIADOS

C Municipal de Loule - MiraNo próximo dia 9 de maio, quinta-feira, o Município de Loulé celebra mais um Aniversário. Este ano, o ponto alto das comemorações vai ser a cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Municipal a onze Agraciados – personalidades e entidades – que, por diferentes razões, se destacaram no exercício das suas atividades: Guilherme d’Oliveira Martins, José Mendes Bota, Manuel Mendes Gonçalves, Cónego Gilberto Santos, Renato Costa, Rugby Clube de Loulé, Associação Amigos dos Animais Abandonados de Loulé – Canil de São Francisco de Assis, Associação Wolf Valley Charity, Irina Coelho, Ricardo Santos e Celina Carpinteiro.

GuilhermeOliveira_MartinsA Medalha de Mérito – Grau Ouro será atribuída ao político e jurista Guilherme d’Oliveira Martins, atual presidente do Tribunal de Contas, do Conselho de Prevenção da Corrupção e do Centro Nacional de Cultura. Entre os cargos que desempenhou no seu percurso político destacam-se os de assessor político da Casa Civil do Presidente da República Mário Soares, Secretário de Estado da Administração Educativa, e de Ministro da Educação, das Finanças e da Presidência. Apesar de ser natural de Lisboa, tem fortes ligações familiares ao Concelho de Loulé, em particular à freguesia de Boliqueime, de onde a sua mãe era natural, e onde passou grande parte das férias de verão durante a sua infância na casa dos avôs em Boliqueime. Considera-se um filho da terra e recorda com prazer essa ligação a Boliqueime.

MENDES BOTA - foto ATambém Mendes Bota, um dos mais carismáticos políticos algarvios, receberá a Medalha de Ouro. A sua “escola” política começou pela Autarquia de Loulé, na qual exerceu mais de catorze anos em diferentes cargos, desde vereador, vice-presidente da Câmara, presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal. É o parlamentar algarvio com mais tempo de atividade (22 anos) no regime democrático do 25 de Abril, servindo a causa pública em oito Legislaturas na Assembleia da República (1985-1999 e desde 2005 até à atualidade), com duas passagens pelo Parlamento Europeu (1989-1994 e 1998-1999). É, desde 2011, o presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia, desde 2010.

Irão receber a Medalha de Prata o advogado louletano Manuel Mendes Gonçalves, o Cónego Gilberto Santos (falecido em 2012), o gastrónomo, pedagogo e diretor do Colégio de Vilamoura por mais de 20 anos, Renato Costa (falecido em 2011), o Rugby Clube de Loulé, considerado o grande promotor da modalidade no Sul do País, a Associação Amigos dos Animais Abandonados de Loulé  – Canil de São Francisco de Assis, que tem tido um papel determinante na proteção dos animais, e a Associação de Caridade Wolf Valley, instituição que tem contribuído para as mudanças significativas ao nível da solidariedade social no Concelho de Loulé.

A Autarquia irá distinguir com a Medalha de Mérito Grau Bronze três desportistas: Irina Coelho, com um palmarés invejável no BTT e Ciclismo de Estrada, Ricardo Santos, golfista profissional e a revelação na modalidade no ano de 2011, e Celina Carpinteiro, que alcançou diversos títulos no BTT e Ciclismo de Estrada e é a praticante de BTT feminina portuguesa mais premiada da atualidade.

A cerimónia dos Agraciados está agendada para as 10h00, na Sala da Assembleia Municipal, Edifício Engº Duarte Pacheco.

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s