Fibrilhação auricular afeta 6 milhões de pessoas na Europa

Portugal assina Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular

 A Associação Bate, Bate Coração vai promover a assinatura da Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular, nos próximos dias 28 a 30 de Abril, no Congresso Português da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em Vilamoura. Estima-se que esta doença afete 6 milhões de pessoas na Europa e mais de 200 mil portugueses acima dos 40 anos.

rastreiopics“Este documento pretende dar uma voz única, a nível mundial, a todas as pessoas e famílias que já sofreram com a fibrilhação auricular. O nosso objetivo, em termos globais, é conseguir 1,7 milhões de assinaturas em apoio à Carta e entregá-la depois aos decisores de saúde em todos os países do mundo”, esclarece Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.

A Carta faz recomendações sobre as ações críticas que os decisores políticos, os prestadores de cuidados de saúde, e os governos nacionais podem desenvolver para salvar vidas e reduzir os enormes custos, a incapacidade e mortalidade devidas à fibrilhação auricular não diagnosticada e não tratada.

Carlos Morais explica ainda que “um maior conhecimento da fibrilhação auricular, e do seu diagnóstico precoce, a ênfase na prevenção e no tratamento do AVC relacionado com esta doença, alicerçado em recomendações baseadas na evidência, a melhoria dos cuidados continuados destes doentes, a implementação de registos nacionais, o acesso atempado ao tratamento adequado, constituem a melhor via para proporcionar cuidados de saúde de qualidade aos doentes com fibrilhação auricular, e, em simultâneo, reduzir a enorme carga económica resultante dos AVCs associados a esta doença”.

A fibrilhação auricular é a perturbação do ritmo cardíaco crónica mais frequente, afetando aproximadamente 6 milhões de pessoas na Europa, 8 milhões na China e 2,6 milhões nos Estados Unidos da América. Esta doença é responsável por aproximadamente 15% dos 15 milhões de AVCs que se estima ocorrerem anualmente a nível mundial.

Para mais informações sobre a Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular consulte: http://www.signagainststroke.com/pt

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s