SeGAH 2013 junta em Vilamoura investigadores na área dos “Serious Games”

IPCA PROMOVE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE JOGOS SÉRIOS E APLICAÇÕES PARA A SAÚDE

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) promove, nos próximos dias 2 e 3 de maio, no Hotel Vila Galé de Vilamoura, a segunda Conferência Internacional sobre Jogos Sérios e Aplicações para a Saúde – SeGAH 2013.

Vilamoura pedonalfoto goole

Esta é uma conferência pioneira em Portugal, reunindo um total de 40 investigadores nacionais e estrangeiros na área dos designados jogos sérios (“serious games”). Entre os participantes, encontram-se académicos provenientes de países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Brasil, Quénia, Holanda e Bélgica.

Nuno Dias, docente do IPCA e General Chair da organização da SeGAH 2013, explica que “os jogos sérios em saúde são uma área ainda em expansão a nível internacional, sobretudo do ponto de vista científico, havendo já uma forte aposta em termos empresariais”.

Na área específica da saúde, estes jogos podem ser utilizados numa infinidade de aplicações, designadamente através da utilização de simuladores para o treino clínico e cirúrgico, na educação de pacientes (por exemplo, no ensino de docentes diabéticos para lidarem com o controlo dos níveis de insulina), em ações de marketing e campanhas de sensibilização, na reabilitação cognitiva e motora, no diagnóstico clínico e na criação de ambientes virtuais, entre outras.

Sara de Freitas, uma portuguesa que dirige o departamento de investigação do Serious Game Institute, no Reino Unido, é a principal oradora convidada da SeGAH 2013, onde irá abordar as vantagens da utilização de jogos sérios na educação para a saúde.

Organizada pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA (Barcelos), onde é ministrado o único curso em Portugal de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, a SeGAH 2013 conta com o patrocínio a acreditação da IEEE, a maior associação mundial de profissionais para o avanço da tecnologia. Tem, ainda, o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Caixa Geral de Depósitos. A primeira edição da SeGAH realizou-se em 2011, na cidade de Braga, estando já a ser preparada a SeGAH 2014, que irá decorrer em local ainda a definir.

O programa da SeGAH 2013 pode ser consultado no site da conferência: http://www.ipca.pt/segah2013/

 

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s