IH e FPS lançam ferramenta para prever condições de surf na costa nacional

O Instituto Hidrográfico disponibiliza, a partir de 22 de abril de 2013, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, a previsão das condições para a prática do surf, em várias praias da costa portuguesa, em “Qual é a tua onda?” (www.hidrografico.pt).
A divulgação deste produto e assinatura do protocolo entre a Marinha e a Federação Portuguesa de Surf realiza-se no mesmo dia, pelas 16h00, no Instituto Hidrográfico. Este projeto do Instituto Hidrográfico, a previsão das condições para a prática do surf, visa apoiar o desenvolvimento desta atividade em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima que quebra nas nossas praias. Esta informação torna-se ímpar no nosso país, uma vez que resulta da combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real.

surf_c02_wind_54siteOs produtos disponibilizados à escala das praias, agregam previsões espaciais da altura e período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local. Estes parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a prática deste desporto, descrito por um Índice de Qualidade de Surf. O IH pretende continuar a aperfeiçoar esta aplicação, chamando até si a comunidade portuguesa do surf para colaborar, com a sua experiência e saber, no aperfeiçoamento da aplicação, num contributo para o desenvolvimento desta modalidade e da economia do País.

Surf siteO Instituto Hidrográfico (IH) opera uma rede de observação oceânica capaz de registar, em tempo real, as condições de agitação marítima ao largo da costa portuguesa. Esta informação é complementada por uma capacidade de previsão do estado do mar, obtida a partir de modelos numéricos que correm diariamente no IH. Este conhecimento, e a previsão da agitação marítima são fundamentais para o sucesso das operações navais que a Marinha Portuguesa realiza em diferentes regiões do globo. Este saber fazer e esta capacidade instalada no IH, não se restringe apenas a produtos de aplicação militar mas também a uma componente de serviço público que, desde sempre, tem apoiado diferentes atividades marítimas.

fonte Marinha.pt

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s