ALBUFEIRA ENSINA EMPREENDEDORISMO A CRIANÇAS DO 1º CICLO

Aproximadamente cinco centenas de crianças assistiram à apresentação do livro “O Senhor Empreendedorismo” nos dias 11 e 12 de abril. A história foi contada aos alunos do 4º ano do 1º ciclo durante seis sessões que decorreram nas escolas e numa apresentação pública na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
591O1095Já lá diz o ditado “De Pequenino se Torce o Pepino”. Por acreditar nesta velha máxima popular, o Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) organizou várias sessões dirigidas às crianças do 4º ano do 1º ciclo, destinadas à apresentação do livro “O Senhor Empreendedorismo”. Ao todo participaram quase cinco centenas de crianças, entre as sessões que decorreram nas escolas e a apresentação pública na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. As atividades contaram com a presença do autor, Narciso Moreira, que entre 2007 e 2010 integrou a equipa do Projeto de Investigação Institucional da Universidade do Minho intitulado “A Educação para o Empreendedorismo em Portugal nos Ensinos Básico e Secundário”.

591O1103Atualmente é investigador na área da Educação para o Empreendedorismo naquela Universidade, coordenando desde 2008 a implementação de dezenas de projetos de intervenção em Empreendedorismo Local e Educação para o Empreendedorismo. O livro é uma ferramenta pedagógica que explica de forma simples e divertida os conceitos mais relevantes e as principais competências na área do Empreendedorismo.

591O1186De forma descomprometida e em estilo de brincadeira os mais pequeninos ficaram a saber o que é a Inovação, Resiliência, Perseverança, Determinação, Trabalho em Equipa, Gestão de Mudança e Gestão do Risco através da história contada pelo “Senhor Empreendedorismo” à “Maria Menina”, os personagens da obra. Na Biblioteca Municipal a sessão foi conduzida pela Leonor, aluna da EB1 da Corrieira, que através desta história escrita e ilustrada para cativar os mais novos conseguiu transmitir aos presentes as competências necessárias para “fazer as coisas acontecer”.

591O1209O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que esteve presente na Escola da Guia, referiu “a importância da iniciativa para a transmissão de conceitos e desenvolvimento de competências e atitudes que estimulem o empreendedorismo e que ensinem as crianças a não ter medo de errar e arriscar para conseguirem alcançar os objetivos que pretendem”.

Quem quiser adquirir um exemplar de “O Senhor Empreendedorismo”, obra com a chancela de António Câmara, Prémio Pessoa 2006, pode fazê-lo no AGE, no edifício dos Paços do Concelho, pelo valor de 7 euros (preço de capa 10 euros), graças ao acordo firmado entre o Município de Albufeira e a editora.

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s