Piloto do Algarve vai disputar a categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting. Pela sua juventude, Tomás Apolónia é uma das mais sérias promessas do karting português e este ano poderá assinar mais uma página brilhante na sua ainda curta carreira. O piloto do Algarve, de 11 anos de idade, já tem no seu palmarés o título de Campeão Nacional da categoria Cadete e este ano é um dos mais sérios candidatos a conquistar o título de Campeão Nacional da categoria Juvenil, cujo campeonato tem início já nos dias 20 e 21 de abril, no Kartódromo do Bombarral.
Tomás Apolónia foi Vice-Campeão Nacional da categoria Juvenis em 2012, não se sagrando Campeão Nacional por escassos pontos relativamente ao espanhol Brais Peixoto que logrou fazer a festa do título, precisamente na última prova do campeonato, disputada no Kartódromo de Baltar.
Contudo, o piloto algarvio foi durante a época apontado como um dos favoritos ao título, dado que dominou – aos comandos de um kart equipado com chassis Kosmic –, a primeira metade do campeonato, vencendo as duas primeiras provas, disputadas em Braga e em Leiria. Todavia, Tomás Apolónia não teve a sorte do seu lado nas outras jornadas realizadas em Viana do Castelo e em Baltar.
“Em Viana do Castelo, quando estava a lutar pela segunda posição, saí de pista e terminei no oitavo lugar. Na última prova, em Baltar, conclui todas as corridas na segunda posição atrás do Brais Peixoto, tendo a diferença pontual ditado o título a favor do Brais. Mas nesta prova, o desconhecimento da pista e falta de preparação condicionou-me muito. Mas, essencialmente, não fui campeão porque não consegui ter uma maior regularidade pontual por prova”, recorda com ´fair-play’, o piloto da Max Power Kart Team.
Face o desempenho do ano passado, é pois com naturalidade que Tomás Apolónia é apontado como um dos mais sérios candidatos ao título de Campeão Nacional Juvenil em 2013. Por isso mesmo, já na primeira prova, agendada para 20 e 21 de abril, para o Kartódromo do Bombarral, o objetivo de Tomás Apolónia “é vencer a final e conseguir a máxima pontuação na prova”.
O Campeonato de Portugal de Karting tem a segunda prova agendada para 25 e 26 de maio para o circuito de Leiria, estando a terceira prova marcada para 6 e 7 de julho para a pista de Viana do Castelo, enquanto a quarta e última ronda, será disputada nos dias 22 e 23 de outubro, no Kartódromo de Portimão. “A minha pista preferida é a de Leiria pela sua dificuldade técnica, mas também me adapto bem às pistas rápidas como a de Viana do Castelo ou a de Portimão”, sublinha Tomás Apolónia, que vai correr pela segunda época na equipa Max Power Kart Team, igualmente ao volante de um kart equipado com chassis Kosmic.