Hasta pública do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês

Os deputados do PS, através de uma pergunta ao Primeiro-ministro, querem saber os contornos da hasta pública do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês anunciada pela Autoridade Fiscal e Aduaneira, já que estão preocupados que o acervo daquele museu possa ser dispersado e, principalmente, que possa vir a sair do concelho de Silves ou mesmo da região do Algarve, de onde pertence.

Museu Cortiçapics5Para Miguel Freitas, “é impossível imaginar que um acervo cultural da dimensão histórica como a do Museu da Cortiça possa vir a ser dispersado, sair do concelho de Silves ou mesmo da região algarvia.” 

Os deputados socialistas lembram a importância que este museu tem para a região não só em termos culturais e históricos, mas também, em termos económicos, realçando que desde a sua abertura “mais de 100 mil cidadãos puderam conhecer e descobrir a importância que o setor da cortiça teve no séc. XIX para o desenvolvimento do pais e, principalmente, para a região algarvia, revelada pela exposição de mais de 150 anos de maquinaria e documentação comercial”

Museu cortiçapics3Entre o importante espólio do Museu da Cortiça da Fábrica do inglês, encontram-se máquinas corticeiras para a transformação únicas e um arquivo documental que remonta ao Séc. XIX, sendo considerado um dos mais importantes do mundo. Para além do rico espólio, a recuperação e transformação da antiga e centenária fábrica num espaço de cultura, animação e lazer e de excelência, valeu a distinção em 2001 com o prémio Luigi Michelett, como o melhor museu industrial da Europa.

 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s