S.C.FARENSE – UM HISTÓRICO COM MÍSTICA DE FUTURO

bandeira empunhadaML – f 

Mais do que as palavras, as fotos dos nossos colaboradores “Reinalgon” (R) e Luís Nadkarni (LN) mostram como se viveu, ontem, a comemoração do 103º Aniversário do Sporting Clube Farense (SCF), um histórico com mística de futuro.

Mac Corr, J Pires e Anibal Guerreiro descerram as lapides populares e assoc assistem pics Mac Corr descerra lapidesLN – f

Desde o hastear da bandeira, no topo sul do místico Estádio São Luís, à justa homenagem ao empresário farense de prestígio nacional e internacional – sócio benemérito do SCF, Aníbal Guerreiro, e a Luís Gordinho Moreira antigo (1960) presidente da CMF, figuras incontornáveis de Faro e do emblema mais antigo e com maior historial emblema desportivo algarvio – um dos principias clubes do futebol português – o passado e o presente deram, mais uma vez, as mãos para garantirem o futuro dos Leões de Faro.

bandeiraspicsMac Corr Joao Pires e Anibal GuerreiroJoao Pires e Anibal GuerreiropicsJoão Pires (1º) e Aníbal Guerreiro, dois  empresários farenses de prestígio, sempre nos momentos mais emblemáticos do SCF  – (Reinalgon f)

Recorde-se que, segundo a wikipédia, o Sporting Clube Farense possui concomitantemente o décimo primeiro melhor registo na Primeira Liga Portuguesa e na Taça de Portugal. Destacam-se a presença na Final da Taça de Portugal na época 1989/1990, e ainda o 5º lugar obtido na época 1994/1995, que valeu ao clube a participação na Taça UEFA no ano seguinte. Em virtude desta participação, o SC Farense tem ainda o décimo sexto melhor registo de equipas portuguesas nas competições europeias.

Luis Gordinho Moreira antigo (1960) presid CMFLapide da homen Relvapicslapide a Anibal GuerreiropicsO Farense tem memória, até porque quem renega o seu passado dificilmente terá futuro. (Reinalgon- f)

ML

 Palmarés do SCF

 História do SC Farense

 A fundação

Foi em 1907 que o futebol chegou ao Algarve. A corveta “Duque de Palmela”, ancorada na Ria Formosa em Faro e na qual estava instalada uma escola de marinheiros, promoveu o futebol, modalidade já muito popularizada em Inglaterra.

O primeiro jogo de futebol improvisado foi disputado no Largo de S. Francisco, a 10 de Junho do mesmo ano, num terreno, também ele, improvisado.

Uma iniciativa que deu ideias a João Gralho, que imaginou em 1909/1910, a criação de um clube de futebol, com equipamentos, campo, sede e sócios, que pagavam por semana uma quota de um pataco. Essa ideia foi logo apadrinhada por outros jovens farenses, que permitiram que nascesse aquele que é hoje o Sporting Clube Farense, um dos poucos clubes portugueses que nasceu ainda sob o regime monárquico, tendo sido fundado a 1 de Abril de 1910.

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s