São Brás de Alportel cumpre Tradição da Festa das Tochas Floridas

Em São Brás de Alportel a tradição cheira a rosmaninho e flores campestres que pintam uma vez mais as ruas da Festa das Tochas Floridas, uma carismática demonstração de fé que, este domingo de Páscoa, voltou a juntar várias gerações. Em dia de ressurreição a festa saiu à rua, em São Brás de Alportel, na ancestral procissão de aleluia, onde os andores, como manda a tradição, deram lugar às flores, que adornam tochas empunhadas por homens que cantam em coro o refrão “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

Passadeira_FestaTochasFloridaspicsAs ruas vestiram-se de flores naturais, num tapete florido que cobriu mais de 1km de extensão, para homenagear a passagem da procissão, as colchas nas janelas e as varandas engalanadas completaram o cenário de uma das mais belas e genuínas procissões do país.

Passadeira_2picsNeste domingo, dia 31 de março, o raiar da manhã revelou o trabalho de semanas na preparação de mais uma Festa das Tochas Floridas, um trabalho moroso de recolha de flores no campo, seguida de desfolha, o corte de vegetação e que culmina com uma madrugada dedicada à elaboração do tapete artístico pelo percurso da Procissão de Aleluia.

Os aromas da páscoa invadiram as ruas de São Brás de Alportel logo pelas 09h30 nos magníficos tapetes de flores campestres, e, em seguida, no Encontro de Sabores recheado dos tradicionais folares, entre muitas outras iguarias típicas desta quadra festiva. O artesanato e os produtores locais também marcaram encontro com os visitantes, no adro da Igreja Matriz, numa mostra singular de peças genuínas.

ProcissãoAleluiapicsÀs 10h00 teve início a Eucaristia da Ressureição e, pelas 11h00, os sinos anunciaramm o tão aguardado momento, a saída da Procissão de Aleluia, composta por homens que empunham bonitas tochas floridas e cantam o refrão a despique, por grupos organizados “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia”!

Animação garantida, o artesanato, os doces e petiscos regionais, os produtos de qualidade do Mercado Municipal, entre muitas outras surpresas!

Tocha2Foi também nesta tarde que foram revelados os vencedores dos Concursos de Jogos Florais, Tochas e Varandas Floridas.

TochaFlorida_SãoBrásAlportelA Festa das Tochas Floridas renasce ano após ano, fruto de uma parceria de entidades: Associação Cultural sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, reunindo o apoio da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, das empresas locais e de largas dezenas de voluntários, que dão do seu tempo e trabalho para cumprir a tradição, em todo o seu esplendor.

As celebrações da Páscoa também marcam presença à mesa na V Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”, defensora da alimentação mediterrânica, uma das dietas mais saudáveis do mundo e dos produtos locais. Na edição deste ano que termina no dia 1 de abril, são 6 os espaços participantes Adega Nunes, Fonte da Pedra, O Fortes, O Marquês, Sabores do Campo e Ysconderijo, com verdadeiras tentações para os sentidos.

Descubra todas as surpresas que São Brás de Alportel lhe reserva nos ovinhos da Páscoa em:

http://www.cm-sbras.pt/portal_autarquico/sao_bras_alportel/v_pt-PT/menu_turista/turismo/festas_feiras_romarias/festa_tochas_floridas/

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s