Albufeira: FESTA DO BASQUETEBOL TERMINOU EM GRANDE

Após cinco dias de desporto e muita animação, chegou ao fim, no passado domingo, mais uma edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que juntou em Albufeira perto de 900 jogadores e centenas de familiares e amigos. Porto e Lisboa foram as associações em destaque, dividindo entre si os 4 títulos em disputa. No final, todos elogiaram a organização do evento, que encerrou com balanço positivo.
_EDK8402A manhã do dia 24 de março ficou marcada pela disputa das Finais da Festa do Basquetebol nos diversos escalões, no Pavilhão Desportivo de Albufeira e da Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras. As seleções regionais do Porto e de Lisboa conquistaram os primeiros lugares do pódio, com Lisboa a destacar-se nos Sub 16 Femininos e Sub 14 Masculinos e a equipa portuense a vencer em Sub 16 Masculinos e Sub 14 Femininos. O Porto derrotou o Setúbal na final
de Sub 14 Femininos (67-45), e Aveiro nos Sub 16 Masculinos por 70-50. Já Lisboa venceu Aveiro (63-72) para levantar o troféu nos Sub 14 Masculinos, enquanto que nos Sub 16 Femininos superiorizaram-se claramente ao Porto, com uma vitória por 85-43. O prémio Fair-Play foi entregue à Madeira (Sub 14 Masculinos), Santarém (Sub 14 Femininos), Leiria (Sub 16 Masculinos) e Alentejo (Sub 16 Femininos).

_EDK8413

Este ano, a ação de Basket Solidário reverteu a favor da AHSA- Associação Humanitária e Solidariedade de Albufeira, que recebeu o montante de 1.254,00 Euros, em resultado da doação de 1,00 Euro por parte de todos os participantes do evento. Na visita realizada às instalações do Centro de Dia do Rossio, o presidente da autarquia, José Carlos Rolo, realçou a importância “de existir esta componente solidária do evento, que permite ajudar as instituições que lutam  diariamente para apoiar os cidadãos mais necessitados”.

Vitor Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, elogiou a AHSA´pelo grande objetivo que cumpre na promoção da qualidade de vida da população sénior do concelho de Albufeira. “É de dignificar e reconhecer o  trabalho desenvolvido por esta Associação. A sociedade atual interpela-nos a sermos cada vez mais solidários e a SUB-14

_EDK8467

MASCULINOS
1.º Lisboa
2.º Aveiro
3.º Setúbal
4.º Coimbra
5.º Porto
6.º Algarve
7.º Braga
8.º Madeira
9.º Castelo Branco
10.º Açores
FEMININOS
1.º Porto
2.º Setúbal
3.º Aveiro
4.º Lisboa
5.º Coimbra
6.º Santarém
7.º Leiria
8.º Algarve
9.º Braga
10.º Açores
Alexandre Mestre, Mário Saldanha, José Carlos Rolo, Carlos Silva e Sousa FPB partilha dessa preocupação, procurando acarinhar outros valores para além da prática do Desporto e, em particular, do Basquetebol. Este prémio simboliza, assim, o nosso ‘muito obrigado’ pelo contributo que estas instituições dão à  sociedade”. Durante a cerimónia de encerramento e de entrega de prémios da Festa do Basquetebol- Albufeira 2013, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude Alexandre Mestre, a organização  manifestou o seu agrado pela iniciativa ter sido um sucesso, com atletas, dirigentes e restante comitiva visivelmente satisfeitos com o resultado.

“Foi uma honra para o Município de Albufeira ter recebido mais uma edição da Festa do Basquetebol Juvenil, pelo segundo ano consecutivo, um evento que mobilizou atletas, clubes, associações e famílias de todo o país”, afirmou José Carlos Rolo, agradecendo publicamente a todos os envolvidos na realização da Festa do Basquetebol, que criaram as condições para o sucesso da iniciativa.
“Quero reconhecer o trabalho efetuado pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) em colaboração com a Associação de Basquetebol do Algarve (ABA) e também com os clubes da terra que se associaram ao evento – Imortal Basket  Clube e Clube de Basquete de Albufeira. Agradeço, ainda, aos técnicos da autarquia e aos voluntários que asseguraram o funcionamento das mais diversas áreas, desde a alimentação, passando pelos transportes, limpeza dos pavilhões, entre outros apoios logísticos”, afirmou o autarca, dando a conhecer a disponibilidade do Município para voltar a acolher o evento em 2014.

José Carlos Rolo e Alexandre Mestre

Paulo Dias, vereador do Desporto e coordenador do evento, sublinhou “a grande união de esforços entre todos os parceiros, públicos e privados, que permitiu que em circunstâncias de grande exigência, conseguíssemos levar a efeito este evento tão importante que representa uma festa da juventude, do convívio, da família e do desporto, marcas que queremos ver cada vez mais associadas a Albufeira. Agora é meter mãos à obra e preparar
a edição 2014” concluiu.

Mário Saldanha e Ana Herculano Alexandre Mestre elogiou a Festa do Basquetebol Juvenil, descrevendo-a como um exemplo da política desportiva promovida pelo atual Governo, cuja prioridade assenta na Juventude. “Quero manifestar o meu reconhecimento a todos os que tornaram possível este evento”, salientou o secretário de Estado. A Festa do Basquetebol -Albufeira 2013 foi organizada pela FPB, Câmara Municipal de Albufeira e ABA, com o apoio de várias Associações distritais de basquetebol.
Recorde-se que Albufeira estreou-se como anfitriã do evento em 2012 e, este ano, voltou a acolher mais de 1300 pessoas envolvidas na iniciativa. Além dos participantes diretos, estima-se que cerca de 3000 pessoas, sobretudo familiares e ex-participantes no torneio, se tenham deslocado a Albufeira para assistir ao evento, que decorreu em cinco pavilhões desportivos do concelho.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s