CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ ASSINALA DIAS COMEMORATIVOS DA FLORESTA, DA ÁGUA E DA METEOROLOGIA

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, com o intuito de assinalar as efemérides ambientais dos Dias Mundiais da Floresta (21 de março), da Água (22 de março) e da Meteorologia (23 de março), o Município de Loulé vai dinamizar um conjunto diverso de atividades que terão lugar ao longo de vários dias.

Fonte BenemolaTendo em conta que o período de férias escolares se iniciou no dia 18 de março, e pretendendo envolver a comunidade escolar nas iniciativas previstas, as atividades tiveram inicio logo no dia 13 de março com a realização de um Peddy Paper Ambiental no Parque Municipal de Loulé. Dirigido aos alunos do 3º ano do ensino básico, este peddy paper consistirá na realização de um percurso ao longo do qual os alunos, orientados por um pequeno guia e por técnicos da Autarquia, realizarão atividades lúdico-pedagógicas alusivas às temáticas da Floresta, da Água e da Meteorologia e Energia.

Também no dia 13, cerca de 30 alunos da escola EB1 de Benafim, a convite da Lusort e com o apoio da Autarquia, realizaram uma visita ao Parque Ambiental de Vilamoura (PAV), que contemplará a realização de um percurso pedestre pelo Parque, uma ação de plantação de árvores autóctones e a observação de aves aquáticas nos observatórios aí existentes. Refira-se que esta é uma oportunidade das crianças do interior do Concelho visitarem e ficarem a conhecer os importantes recursos naturais da zona litoral. A atividade inclui ainda a entrega de lanches, de diplomas de participação e de brindes às crianças.

Ao longo do dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta, nas cidades de Loulé e Quarteira, ocorreu a habitual distribuição de espécies arbóreas à população, assim como de material de sensibilização sobre a temática. Para tal, foram instalados dois stands, um na Cerca do Convento, em Loulé, e outro na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.

Ainda no dia 21 de março, teve lugar uma ação de plantação na Área Protegida Local da Fonte Benémola, iniciativa em que Autarquia contará com a colaboração de alguns Agrupamentos de Escuteiros do Concelho de Loulé. Já no dia 22, Dia Mundial da Água, pelas 11h00, procedeu-se à inauguração do Centro Ambiental de Loulé, no Parque Municipal.

Durante essa semana será ainda publicado o N.º 6 da Newsletter “LC Sustentável”, uma publicação de sensibilização e informação ambiental editada pela autarquia, desta vez subordinada às temáticas da Floresta e da Água. À semelhança das edições anteriores, esta newsletter será distribuída eletronicamente pelos funcionários da autarquia e colocada no site autárquico para download, eliminando desta forma o consumo de papel associado à distribuição da publicação.

Para finalizar as comemorações, na manhã do dia 23 de março terá ainda lugar a realização de um Percurso Pedestre na Área de Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, iniciativa dirigida à população em geral e que será orientada por um técnico de ambiente da autarquia, que dará a conhecer melhor aos participantes esta importante área protegida do Concelho e os recursos naturais aí existentes.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s