Portugal comanda Força Naval da União Europeia

NRP Álvares Cabral
A fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa larga, no próximo dia 21 de março, da Base Naval de Lisboa (BNL) rumo ao Oceano Índico, por um período de 5 meses, para participar, como navio-almirante, na Operação Atalanta da União Europeia.
Na próxima 5ª feira, o navio receberá a bordo o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

Iniciada em 2008, a Operação Atalanta tem como principais objetivos assegurar a proteção dos navios que transportam ajuda humanitária para a Somália, no âmbito do Programa Alimentar Mundial da ONU e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique, contribuindo para a segurança marítima na região.

Com o empenhamento da fragata Álvares Cabral como navio-almirante, Portugal assume, pela segunda vez, o comando da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) naquela área do globo.

Fragata Alvares CabralO Comodoro Jorge Novo Palma, oficial português que comanda a Força Naval, irá permanecer embarcado a bordo da Álvares Cabral com um Estado-Maior multinacional constituído por 24 militares de Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Letónia, Holanda e Suécia.

Álvares Cabral, comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra Nuno Sobral Domingues, dispõe de um helicóptero Lynx e a sua guarnição é constituída por 188 militares. No total, incluindo o Comandante da Força Naval, o Estado-Maior e a guarnição do navio, a fragata irá cumprir a missão com 211 militares a bordo, dos quais 22 são militares femininos.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s