Orquestra do Algarve com ciclo de música alemã

Decorre, no dia 16 de março, pelas 21h30, na Igreja do Carmo, o concerto da Orquestra do Algarve integrado no ciclo de música alemã (integral das sinfonias de Beethoven). O programa contempla o seguinte alinhamento: Robert Schumann (1810-1856) – Abertura, Scherzo e Finale, em Mi Maior, Op. 52 – Max Reger (1873 – 1916) – Lyrisches Andante – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sinfonia Nº 8 em Fá Maior, Op. 93. Um momento musical orientado pelo maestro Pedro Neves.

OA+Pedro Neves

Acerca do maestro…

Pedro Neves nasceu, em 1975, em Águeda. O seu percurso musical inicia-se no conservatório da cidade de Aveiro, onde estudou violoncelo. Mais tarde, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, onde concluiu o grau de bacharelato em 1996. No mesmo ano obteve uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian para continuar o seu aperfeiçoamento artístico, na Escola de Música Juan Pedro Carrero, em Barcelona, onde se manteve até 1999. Paralelamente, frequentou diversas masterclasses.

Como violoncelista participou em diversas formações das quais se destacam a Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Orquestra de Jovens de Baden-Wuttenburg. Entre 1999 e 2005 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Apresentou-se em várias digressões em Espanha, França, Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Macau, Tailândia, entre outras.

Maestro Pedro Neves (1)Foi premiado nos concursos “Juventude Musical Portuguesa” e “Prémio de Jovens Músicos”.

Pedro Neves começou o seu percurso como maestro, em 1988, na Sociedade Recreativa e Musical 12 de Abril, sediada na sua terra natal, da qual é diretor artístico desde 1992. Paralelamente à sua atividade como violoncelista, estudou direção de orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra. Foi convidado para dirigir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Nacional do Tejo, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Sinfónica do Porto- Casa da Música, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Esproarte, da qual foi maestro titular de 2004 a 2008.

Pedro Neves é professor, na Academia Nacional Superior de Orquestra, e maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, onde desenvolve um projeto com jovens músicos em início de carreira profissional. Atualmente, é doutorando na Universidade de Évora. Em Abril de 2011, assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra do Algarve. É fundador da camerata Alma Mater.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s