Mundialito 2013 dá pontapé de saída nas atividades da Eurocidade Ayamonte – VRSA

O maior torneio de futebol infantil do mundo volta a bater recordes

O Mundialito de Futebol regressa a Vila Real de Santo António e a Ayamonte entre os dias 24 e 30 de março, transformando-se no primeiro grande evento desportivo desenvolvido no âmbito da recém-criada Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António. Em 2013, o Mundialito volta a crescer e conta com a participação de 4.000 crianças de 54 nacionalidades e de 200 equipas vindas dos quatro cantos do mundo. Este encontro, em termos globais, poderá ter um retorno financeiro na ordem dos 2 milhões de euros para a economia local, com a hotelaria do concelho de VRSA a registar níveis de ocupação na ordem dos 100 por cento.

Apresentação Mundialito 2013_1Durante a apresentação da prova, esta terça-feira, no Complexo Desportivo de VRSA, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, sublinhou que o Mundialito «está ao serviço da comunidade e da economia local e traduz-se na criação efetiva de postos de trabalho».

«O Mundialito é acima de tudo um evento que tem sabido fortalecer-se e isso explica por que alguns dos atuais atletas das equipas principais do Sporting e do Ajax já passaram pelas edições anteriores do torneio», nota Luís Gomes.

Também presente na conferência de imprensa, o presidente do Ayuntamiento [município] de Ayamonte, Antonio J. Rodríguez Castillo, apontou a competição como «o futuro do futebol mundial» e considerou-a «um bom exemplo para dinamizar as economias fronteiriças».

Durante a prova, as duas cidades ficarão permanentemente ligadas através da carreira fluvial do rio Guadiana que, durante uma semana, transportará as centenas de jovens atletas que irão disputar mais de 750 partidas dos dois lados da fronteira.

Apresentação Mundialito 2013_2Equipas de topo

O Mundialito 2013 irá registar a maior participação de sempre de equipas brasileiras, oriundas desde Rio de Janeiro a Minas Gerais, e conta, pela primeira vez, com a presença da equipa da Real Federação Espanhola de Futebol.

A nível nacional e internacional, destaca-se a participação dos melhores clubes de Futebol do Mundo. Benfica, Sporting, Porto, Real Madrid, Atlético de Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, Sevilha, Juventus, Milan, Ajax, Zenith, Chelsea, Arsenal, América do México e Vasco da Gama estão entre os nomes confirmados.

As partidas terão lugar nos nove campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, nos campos do Lusitano e do Beira-mar, e nos Estádios Cidade de Ayamonte e Blas Infante (Espanha).

O Mundialito 2013 divide-se em quatro grupos: além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e 11/12 anos), volta a juntar-se a classe dos Querubins, destinada às crianças nascidas em 2007 (futebol de 6). A primeira fase irá ser jogada em sistema «liga». A segunda fase assume a forma de eliminatória, a que se seguirá uma final para cada uma das categorias.

Museu do futebol

O Mundialito 2013 oferece a todas as crianças a possibilidade de conhecerem o «Museu Mundialito», um espaço de 130 metros quadrados onde estão em exposição perto de 3 mil de peças como camisolas e livros autografados pelos grandes nomes do futebol.

À festa do desporto, junta-se o «Mundialito Center», um espaço com 2.000 metros quadrados onde marcas, patrocinadores e desportistas fazem a festa do futebol e disponibilizam merchandise e inúmeras atividades para os visitantes.

Números e factos do Mundialito 2013

Ä 4000 crianças

Ä 54 nacionalidades

Ä200 equipas

Ä750 jogos

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s