PORTUGAL CONQUISTA 3º LUGAR NO MUNDIALITO DE FUTEVÓLEI 4X4 NO RIO DE JANEIRO – BRASIL

Mundialito4x4_1A selecção portuguesa de Futevólei, constituída pelos atletas Nelson Pereira, Miguel Pinheiro, Pedro Salvador e Tiago Melo, 4 dos mais prestigiados da modalidade em Portugal, e que contou ainda com Elinton Andrade, atleta luso‐brasileiro que vem fazendo carreira no futebol europeu, alcançou este fim‐de‐semana, 9 e 10 de Março, um grande feito para o Futevólei nacional, com a conquista do 3º lugar e a medalha de bronze no Mundialito de Futevólei 4×4 que teve lugar na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Mundialito4x4_9Foram 7 os países, num total de 8 equipas, a marcar presença no evento, para além de Portugal e os anfitriões Brasil (2 equipas), Argentina, Espanha, Itália, Paraguai e Uruguai discutiram mais um título mundial da modalidade.

A prestação nacional traduziu‐se em 2 vitórias na Fase Classificatória frente à Itália por esclarecedores 25×14,
vencendo também sem margem para dúvidas o Uruguai por contundentes 25×15, e 1 derrota no jogo da estreia
frente ao Brasil B pela margem mínima 25×24.

Mundialito4x4_5Concretizado o apuramento para as Meias‐Finais na 2ª posição e face aos resultados e correspondente classificação
do Grupo A, resultou um confronto frente a um dos grandes candidatos à vitória na prova, nomeadamente à forte
seleção do Paraguai.
Não conseguindo impor o seu jogo, nomeadamente desde logo na construção e organização defensiva, a seleção
portuguesa foi somando erros que o adversário não perdoou e rapidamente transformou numa vantagem suficiente
para gerir o seu jogo com maior tranquilidade, facto que permitiu ao Paraguai fechar o jogo por confortáveis 25×15 e
chegar à ambicionada final da prova.

Mundialito4x4_4No domingo, 10 de março, dia de todas as decisões, a prova reabriu com Portugal e Brasil B a discutirem o derradeiro lugar do pódio. Num jogo pautado por um grande equilíbrio inicial, só a partir do 15º ponto a selecção nacional conseguiu embalar e ganhar com todo o mérito por 25×17 rectificando a derrota pela margem mínima na Fase Classificatória, e voltando a exibir‐se em grande nível perante um estádio repleto de espectadores.
No jogo de todas as decisões o Brasil A foi implacável perante um Paraguai que vinha fazendo um percurso irrepreensível. Desde os momentos iniciais os canarinhos assumiram o jogo com grande determinação, deixando os paraguaios sem capacidade de resposta, pelo que a vitória do Brasil por claro 15×6 espelha o seu total domínio na partida.

Mundialito4x4_10 A imprensa presente não teve dúvidas em classificar Portugal como a maior e mais agradável surpresa neste evento mundial, onde toda a capacidade técnica e competitiva dos seus atletas sobressaiu no areal da Praia de Copacabana.
O evento teve a cobertura televisiva através de 2 canais de referência no Brasil, nomeadamente Sportv 2 (Brasil) e Rede Globo. Para além da discussão do título mundial em jogo, as equipas participantes tiveram ainda a oportunidade de arrecadar um prize‐money total de 70.000,00 reais a distribuir de acordo com classificação final apurada.

Mundialito4x4_7A Federação Nacional de Futevólei congratula‐se pela participação e pelo feito alcançado pela selecção e pelos seus atletas filiados e representantes, facto que contribuiu mais uma vez para uma experiência competitiva bastante positiva e onde foi possível aquilatar todo o potencial e desenvolvimento que a modalidade vem sofrendo ao longo dos últimos anos, nomeadamente em Portugal.

fonte: Federação Nacional de Futevólei

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s