Explosão a bordo de navio petroleiro

Harbour Krystal
O navio tanque “Harbour Krystal”, com bandeira das Bahamas, 116 metros de comprimento e 18 tripulantes a bordo sofreu hoje uma explosão, pelas 08h12, quando se encontrava a navegar a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel transportando  uma carga de oito mil toneladas de nafta (um derivado do petróleo). Registado na zona de proa do navio, o acidente provocou a deflagração de um incêndio e danos na estrutura do navio, tendo sido dado como desaparecido um elemento da tripulação, de nacionalidade filipina.
Alertado às 08h34, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) assumiu de imediato a coordenação das ações de apoio e de busca e salvamento, tendo sido empenhados na missão a Corveta Jacinto Cândido, um salva-vidas da estação salva-vidas de Sesimbra e um Helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, bem como dois navios mercantes que se encontravam nas proximidades. Simultaneamente foi lançado o alerta a toda a navegação na área.

O incêndio foi extinto e o risco de acidente ambiental é mínimo, no entanto, continuam as operações de busca e salvamento do elemento da guarnição desaparecido. O navio não tem, para já, autorização de entrada no Mar Territorial Português e o envio de equipas da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e da Direção-Geral da Autoridade Maritima (DGAM) estão dependentes da declaração de intenção ou necessidade por parte do comandante ou armador em demandar um porto nacional.

fonte Marinha.pt

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s