Sérgio Godinho em Pechão

Sérgio Godinho e João Paulo Cotrim vão estar presentes na Junta de Freguesia de Pechão, no próximo dia 9 de março, pelas 17h, para inaugurar a exposição coletiva “Sérgio Godinho e as 40 ilustrações” e apresentar o livro que deu origem à mostra, feito para assinalar os 40 anos de carreira do músico.

SérgioGodinhoA obra é uma parceria entre Sérgio Godinho, que selecionou as canções, e João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, que lançou o desafio a 40 ilustradores – de José Brandão a Henrique Cayatte, de Catarina Valadas a Gémeo Luís, de João Maio Pinto a Pedro Nora, de Pedro Proença a Teresa Lima, de João Fazenda a André Carrilho, enfim, várias gerações, diversas origens e todos os estilos – para iluminarem algumas melodias que marcaram os nossos dias. O resultado foi um álbum, declinado agora em exposição com impressões fine art das diferentes interpretações.

Durante a sessão Sérgio Godinho falará desta sua nova experiência e da sua longa carreira de cantautor, músico e produtor ao longo de 40 anos. A Junta de Freguesia convidou o ator Luís Vicente, o músico Paulo Pires e o artista plástico Reinaldo Barros que irão também participar no evento.

“Os Sobreviventes” (1971), “Mútuo Consentimento” (2011), “Lisboa que amanhece”, “Etelvina”, “Balada da Rita”, “Arranja-me um emprego”, “Com um brilhozinho nos olhos”, “O elixir da eterna juventude”, “Em dias consecutivos” e “Sopro do coração” (escrita por Sérgio Godinho para os Clã) são algumas das canções ilustradas.

A exposição “Sérgio Godinho e as 40 ilustrações” estará patente até 28 de março, de segunda a sexta das 9h às 17h.

Mais informações podem ser recolhidas junto da Junta de Freguesia de Pechão através dos telefones 289 710 640/647 ou do endereço eletrónico geral@jf-pechao.pt

Sérgio Godinho, no prefácio:

«Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras. A música pura diz tudo sem mostrar nada, e só depois as frases da palavra lhe dão percursos, caras e intenções. Uma canção pronta é indiciada apenas como versão primeira de uma que se irá seguir. Por isso gosto tanto da ideia de versão, onde de repente fica provada a profunda essência plástica de uma melodia e de um verso. É, no limite, uma história sem fim, que se desdobra e se desfia, como o infinito sempre à mão. No caso, a música semeou-se em manchas e riscos, e eu fui descobrindo, atónito, as novas caríssimas versões das minhas inesperadas canções. Sinto-me brindado, e orgulhoso por ser o veículo em que se mostra o ardor criativo da ilustração portuguesa. Em plurais viagens, quarenta porque não há lugar para mais.»

João Paulo Cotrim, no prefácio:

«As boas canções são pedras atiradas à superfície dos nossos dias: perturbam a falsa tranquilidade do reflexo espelhado de céu, mergulham até tocarem os nervos de coral por onde nadam os nossos desejos e os medos de muitas cores, inauguram assim o tsunami que nos fará tremer muitos anos depois. As boas canções são intemporais, mesmo acabadas de gravar têm a maturidade de séculos e falam-nos ao ouvido do único tempo que importa: o presente. Quarenta anos ou mais se podem encontrar em cada canção de Sérgio Godinho, os minutos todos enrolados num novelo, que ora fica na garganta ora nos desce aos punhos, pedras que desatam a série de ondas concêntricas da memória que ainda agora está por nascer. Neste projecto melómano, a data fez-se apenas pretexto, ajudou a encontrar o número exacto de olhares a convocar. Os ilustradores também caminham sobre fina camada de gelo, em busca de lugar seguro onde pôr o pé de modo a seguir em frente, vendo para além do nevoeiro, ou seja, iluminando. No íntimo destas letras, e para além das ideias, sobra um caleidoscópio de imagens: um pequeno movimento, suscita outro olhar, e logo nova imagem.»
Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s