Reflorestação do território são-brasense arranca com cerca de 6.000 árvores

A Sede do Futebol Clube da Cabeça do velho acolheu ontem a cerimónia de doação de cerca de 6.000 árvores autóctones para reflorestar o território ardido no incêndio de julho de 2012, um início promissor germinado pela solidariedade de diversas associações e entidades.

florestaO Plano LARA – intervenção social pós incêndio de São Brás de Alportel, a desenvolver um trabalho de proximidade e apoio junto das populações afetadas em múltiplas vertentes, verificou a necessidade de oferta de árvores para reflorestar a imensidão de território devastado pelas chamas. Esta dificuldade, assinalada pela população nas reuniões comunitárias, realizadas semanalmente, deu início a um conjunto de procedimentos e contactos por parte do LARA para conseguir colmatar esta lacuna e auxiliar cerca de 4 dezenas de famílias, dispostas a investir novamente na terra.

Neste âmbito, o Plano LARA apelou à solidariedade de diversas organizações e viveiros, e alcançou a oferta de mais de 6 mil árvores autóctones. Esta conquista contou com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas com a oferta de 1500 alfarrobeiras e quase 3000 pinheiros mansos,  e da iniciativa Carbono Neutro, do Centro Clínico Al Gharb e da Associação In Loco, que disponibilizaram mais de 1300 sobreiros.

A participação de empresas, Estado e sociedade civil neste processo de reflorestação do concelho de São Brás de Alportel, mostram como é possível construir coletivamente soluções de sustentabilidade territorial, tomando as populações locais como agentes ativos da mudança.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s