A PROPÓSITO DO DIA MUNDIAL DA RÁDIO

Neste dia 13 de Fevereiro de 2013, a que foi atribuído o Dia Mundial da Rádio, deixo aqui o meu testemunho pela passagem verdadeiramente gratificante pela então Rádio ASA (Antena Sul Algarve) em Faro, decorria o ano de 1983. Envio um grande abraço a todos os colegas com quem tive o prazer de aprender e partilhar esta coisa maravilhosa que é a Radio.
Microfones RádioNo ano de 1983  fui convidado para colaborar num programa de uma Rádio Local em Faro (Antena Sul Algarve – Radio Asa). Como estava ligado ao meio musical aceitei e, após aprovação da Direcção, comecei a colaborar na realização e apresentação do programa “Esfera da Música”.

Esta emissão na Rádio ASA desenrolava-se entre as 12:00 e as 14:00 Horas, de segunda a sexta-feira. O formato deste programa consistia até então na divulgação de música exclusivamente com componente comercial, tendo eu apresentado uma proposta para a introdução de uma corrente rock.

Nesses tempos a musica rock ainda não tinha expressão consistente na radiodifusão em Faro, pelo que decidi avançar com este projecto. Após uma reunião com a Direcção de Programação e Conteúdos chegámos a acordo. Durante a emissão da “Esfera da Música” fiquei encarregue da divulgação de música rock.

Tive na altura o privilégio de ter o apoio do músico farense, Luís Mascarenhas, que me possibilitou o acesso á discografia que possuía, cerca de quatro mil álbuns de todas as correntes musicais. As duas horas de emissão passaram então a englobar as tendências comercial e rock, cabendo uma hora para a divulgação de cada estilo.

A “Esfera da Música” teve bastante sucesso na altura, junto das camadas mais jovens em Faro, e viria a contribuir posteriormente para o tipo de formato adoptado por outros programas musicais emitidos por outras Rádios Locais.

Nesses tempos as Rádios Locais em Faro, no resto do Algarve e País, foram, sem dúvida, um importante meio na comunicação social. Presentemente continuam a ser um veículo de extrema importância no contacto com as gentes da nossa região.

Luís Nadkarni – t

NDR: Subscrevo as palavras de Nadkarni, eu que também comecei as minhas lides na Rádio ASA. Quantas memórias – tantas saudades de companheiros(as), gentes e locais, um sem número de entrevistas a figuras nacionais e da nossa região, desde a política ao desporto, passando pela agricultura e mar, das quais ainda tenho cassetes e cassetes de gravações – só nas décadas a colaborar em rádios locais, regionais e nacionais, davam não sei quantos livros.  Manuel Luís 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s