ALBUFEIRA ADOTA MEDIDAS PARA REDUZIR CONSUMOS ENERGÉTICOS

Município de Albufeira aposta na redução dos Consumos Energéticos na Iluminação Pública. Trata-se de um programa de racionalização de consumos que integra um conjunto de dez fases, prevendo-se que a quinta fase arranque este mês. A Câmara Municipal de Albufeira está a desenvolver um conjunto de medidas destinadas a cumprir o Programa de Eficiência Energética da Administração Pública, cuja meta passa por alcançar um aumento da eficiência energética na ordem dos 20% até 2020.

591O6053Para o efeito a Autarquia nomeou uma equipa pluridisciplinar “ Equipa Municipal de Energia” composta por trabalhadores de diferentes unidades orgânicas que, sob a coordenação de um técnico designado “Gestor de Energia” estão desde o início do ano a fazer um trabalho de diagnóstico e monitorização dos equipamentos. O projeto engloba grandes áreas de intervenção, nomeadamente a Iluminação Pública, Manutenção Elétrica e Comportamento Térmico dos Edifícios e Equipamentos Municipais e Recintos Escolares.

591O6048No que diz respeito à Iluminação Pública está em prática o Programa de Racionalização de Consumos Energéticos, a decorrer desde 2011, e que consiste em desligar focos de iluminação em várias zonas do concelho, de forma alternada e em áreas de menor circulação noturna, optando preferencialmente pela periferia das freguesias. Outra opção, em determinadas zonas do município, tem passado por ligar mais tarde a iluminação e desligar mais cedo, 30 minutos, no total uma 1 hora a menos de funcionamento por dia e por foco. Com a aplicação destas medidas, a Autarquia conseguiu, em pouco mais de um ano, uma poupança global nos gastos de iluminação pública de aproximadamente 100 mil euros.

IMG_6747Carlos Quintino, vereador com o pelouro da Iluminação Pública refere que “através de um programa estruturado e bem planeado composto por medidas simples e eficazes, o município de Albufeira conseguiu ao longo do ano transato reduzir significativamente a sua fatura de energia, fê-lo de forma faseada e sem nunca comprometer a segurança na circulação rodoviária e pedonal. Este programa arranca agora no início de 2013,para a sua 5ª fase, e tem por objetivo atingir este ano, 10 % de poupança energética em relação ao valor de referência desde o início do mesmo”. Refira-se que até ao final do ano, o autarca conta, ainda, introduzir a tecnologia led na iluminação pública do concelho, o que permitirá uma maior poupança e eficiência energética.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s