Loulé: CASA MUNICIPAL DE ABRIGO TEMPORÁRIO E PORTAL SOCIAL

A área social continua a merecer um olhar atento da Câmara Municipal de Loulé. Como tal, no âmbito das comemorações do 25º Aniversário da Cidade de Loulé, que se assinalou no dia 1 de fevereiro, a Autarquia realizou duas iniciativas de carácter social: a abertura da Casa Municipal de Abrigo Temporário e a apresentação do Portal Social. Localizada numa moradia no Bairro Municipal de Loulé, a Casa Municipal de Abrigo Temporário é um serviço de apoio à comunidade, que pretende acolher temporariamente pessoas que estejam em situação de emergência social ou vítimas de intempéries como incêndios ou cheias que ocorram no Concelho.

Casa Municipal de Abrigo Temporario  - Mira (1)“Esta casa foi pensada para uma situação de emergência social, é temporária, não tem uma vocação definitiva”, sublinhou Teresa Menalha, vereadora da ação social. De acordo com esta responsável, o que se pretende é que se faça aqui uma intervenção de primeira linha no acolhimento de uma família ou de parte de uma família pois, às vezes, há situações de negligência que importa fazer deslocar pessoas. Esta casa fará também a ponte com outras entidades de primeira linha, no que respeita a uma intervenção definitiva.

Abertura da Casa Municipal de Abrigo Temporario  - Mira 1Como explicou a vereadora, a ideia de criar este espaço surgiu em virtude de cada vez mais ocorrerem situações que exigem um espaço desta índole. Na parte exterior da casa, o espaço foi aproveitado para uma pequena horta, criada com o apoio de duas pessoas desempregadas. Os produtos que aqui forem colhidos irão beneficiar o Centro Paroquial de Loulé, aliado da Autarquia no processo das emergências sociais, que irá depois distribui-los pelas famílias necessitadas.

A Irmã Céu, uma das responsáveis do Centro Paroquial, congratulou-se com esta iniciativa já que vem dar resposta a uma antiga necessidade. “Muitas vezes a GNR bateu-nos à porta por causa de situações de famílias em que era preciso retirá-las do seu espaço. A nível das paróquias estamos dispostos a ajudar como temos feito até aqui”, disse.

Apresentação do Portal Social no Salão Nobre de Loulé - MiraJá o presidente da Câmara Municipal, Seruca Emídio, enalteceu o trabalho dos serviços de ação social da Autarquia e o “trabalho exemplar” realizado pela Paróquia. “Este é o período de maiores carências sociais desde que estamos na Câmara. Tem sido uma preocupação crescente estes casos pelo que devemos continuar a tentar encontrar soluções para as situações mais carenciadas”, sublinhou ainda o edil.

Portal Social: a tecnologia ao serviço da ação social

Outra das apostas do Município de Loulé no que concerne à área da ação social é o Portal Social, que entrará em funcionamento no dia 19 de fevereiro. Durante a manhã de hoje, esta ferramenta tecnológica que estará ao dispor das instituições sociais, foi apresentada pelos responsáveis municipais. 

Apresentação do Portal Social no Salão Nobre - Mira (1)Este Portal nasce da necessidade sentida pelo Departamento de Intervenção Social e pela Divisão de Gestão Social e Saúde de dotar a Rede Social Concelhia de uma ferramenta atual, de partilha de conhecimento e de interação entre as instituições, de forma a que todas elas possam ter um conhecimento muito concreto sobre como funciona a Rede, quem a compõe, que recursos existem e como é que podem interagir entre si. “Surge também pela manifesta vontade, ao longo doas anos, dos vários agentes que pertencem à Rede, no sentido de conhecerem um pouco melhor os seus parceiros”, explicou a vereadora Teresa Menalha. 

A Rede Social do Concelho de Loulé integra 90 entidades, que muitas vezes desconhecem o trabalho dos parceiros e em que, em alguns casos, há uma sobreposição de valências. “O objetivo é a interação entre as entidades da Rede, para que partilhem informação fidedigna, de interesse para os munícipes. Pode ser um recurso muito importante”, adiantou a responsável pelo pelouro da ação social.

Nesta primeira fase, o Portal Social está restrito à Rede Social, ou seja, apenas as entidades participantes terão acesso e poderão conhecer os recursos, os parceiros e partilhar informações. Mas os responsáveis não excluem a possibilidade de que o Portal seja aberto ao público. “Estes são processos evolutivos, poderá ser um passo para que no futuro haja uma interação entre o público e as entidades. Vamos primeiro ver como a rede interage entre si. O importante é criar um patamar em que a própria Rede se dinamize”, disse Teresa Menalha.

Já o vereador Aníbal Moreno, responsável pela área Informática, explicou o funcionamento do Portal. O acesso é feito diretamente no site da Autarquia (www.cm-loule.pt), através do ícone do Portal do Munícipe, que está ainda em desenvolvimento. Cada entidade terá de colocar um nome e uma password para ter acesso aos dados. A informação estará disponível apenas para os membros da Rede Social, que poderão alterar os seus dados e carregar informação sobre as valências e recursos das instituições, bem como a divulgação de ações pontuais.

Por outro lado, é também possível fazer uma pesquisa das entidades, pelo nome ou pela freguesia a que pertencem, sendo ainda disponibilizado um mapa de localização de cada uma das entidades. Segundo Aníbal Moreno, trata-se de uma ainda de “uma versão experimental mas esta é uma solução simples, prática mas eficaz”.

O presidente do executivo municipal, Seruca Emídio, sublinhou a importância de “colocar a inovação tecnológica ao serviço da comunidade e das pessoas”. Nesse sentido, o autarca falou da forte aposta feita em termos da inovação informática nos serviços municipais de Loulé. Quanto ao Portal Social, o edil considerou ser um serviço que vai permitir a “otimização dos recursos existentes e uma articulação mais fácil entre todas as entidades”. “No futuro, o objetivo é que o munícipe possa também aceder e encontrar aqui resposta às suas necessidades”, concluiu.

fotos Mira

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s