TRANSPORTES URBANOS EM LOULÉ E QUARTEIRA: AUMENTO DO NÚMERO DE UTENTES E RECEITAS

A reestruturação dos transportes urbanos nas cidades de Loulé e Quarteira levada a cabo em 2011, levou a um aumento, quer das receitas, quer do número de passageiros, segundo dados da Autarquia de Loulé. Em relação ao número de passageiros transportados, em termos globais (Loulé e Quarteira), verificou-se em 2011, comparativamente com o ano de 2010, um aumento de 28%, passando de 96.626 para 123.254 pessoas transportadas. Em 2012 o número total de passageiros atingiu os 162.891, ou seja, uma média de 570 passageiros por dia, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior. No último ano (2012) os transportes urbanos transportaram 124.659 utentes na cidade de Loulé e 38.232 na cidade de Quarteira.

Transportes Urbanos de LoulAo nível das receitas, comparativamente com os dados do ano anterior, em 2011 registou-se um aumento de 22% e em 2012 um aumento de 25%. Apesar do significativo aumento da receita, este serviço é significativamente deficitário, pelo que é oportuno destacar o enorme esforço financeiro que a Autarquia faz para manter este serviço com um baixo tarifário para os utentes, sendo evidente que esta é uma forma de apoiar as pessoas de menores rendimentos.

No Município de Loulé existem Transportes Urbanos (TUL) nas cidades de Loulé e de Quarteira, as zonas urbanas mais populosas. Na cidade de Loulé o serviço é assegurado através de dois autocarros e em Quarteira com um autocarro, os quais percorrem circuitos definidos com o objetivo de facilitar a mobilidade dos cidadãos de e para as suas residências, mas tendo em conta a ligação aos principais equipamentos, nomeadamente os estabelecimentos de ensino, os centros de saúde, as infraestruturas desportivas e sociais e, naturalmente, o centro das cidades, onde se concentram os principais serviços de interesse geral.

As viaturas ao serviço dos TUL são autocarros da marca Mercedes-Benz, que cumprem as normas ambientais Euro 5, com a lotação, para além do motorista, de 15 lugares sentados, 10 lugares em pé e 1 cadeira de rodas. Uma das grandes preocupações, ao definir os circuitos, foi tentar assegurar a proximidade das paragens aos cidadãos, colocando as mesmas por forma a que num raio de 200 metros se obtivesse a maior cobertura possível de toda a área urbana.

Com a restruturação dos transportes urbanos, implementada em fevereiro de 2011, procurou-se, para além de otimizar a referida cobertura geográfica, assegurar que a frequência de passagem dos autocarros fosse mais atrativa, fixando-se a mesma em 20 minutos em Loulé e de 30 minutos em Quarteira, com exceção de alguns períodos do dia em que por razões técnicas tem de haver um intervalo maior.

Foto Mira

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por Algarve Press

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