Línguas, multilinguismo e competências multiculturais em debate na UAlg

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, realiza-se, na Universidade do Algarve, uma reunião das universidades membro do projeto Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais – MAGICC (www.magicc.eu). Trata-se de um projeto financiado pela Direção-Geral da Educação e Cultura da União Europeia que agrega 9 universidades e que tem como membro associado o Conselho Europeu para as Línguas Modernas, instituição do Conselho da Europa.

ualg_2As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto visam essencialmente a integração de competências multilingues e multiculturais na formação académica.

No quadro deste encontro, realizar-se-á uma sessão pública, aberta a todos os interessados, às 14h do dia 1 de fevereiro, no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1, Campus de Gambelas), que contempla a apresentação dos primeiros resultados do projeto. Além de todos os membros, estarão, também, presentes os avaliadores internacionais do projeto. Esta sessão contará com vários especialistas convidados, que focarão a questão da relevância da formação multilingue para a empregabilidade e para a mobilidade na Europa, dos quais se destacam, entre outros, Wolfgang Mackiewicz, presidente do Conselho Europeu das Línguas, Jacques Lanarés e Stefan Trzcielinski, vice-reitores das universidades de Lausanne e de Poznan, respetivamente, Karen Lauridsen, da universidade de Aarhus e coordenadora da rede europeia IntlUni, relativa à internacionalização das universidades.

Durante a sessão, que será presidida pelo Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, serão, ainda, apresentadas duas perspetivas diferentes sobre esta matéria, Jorge Moedas, da LUSORT, falará enquanto potencial empregador, e Joel Vilaça, enquanto estudante da Universidade do Algarve.

De salientar que a temática do multilinguismo e das políticas linguísticas tem vindo a ser trabalhada na UAlg há vários anos, o que se torna visível pela oferta formativa de unidades curriculares, pela participação em diversos projetos europeus e pela presença da UAlg na direção do Conselho Europeu das Línguas. A Universidade do Algarve está representada neste projeto pelo Professor Célio Conceição, responsável pela organização do evento.

 

 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s