ALBUFEIRA PROMOVE PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PARA PESSOAS COM DEMÊNCIA

Uma equipa constituída por uma Terapeuta Ocupacional, uma Socióloga e uma Psicóloga Clínica está a realizar atividades terapêuticas em Albufeira, destinadas a pessoas com demência em estádio inicial ou défice cognitivo ligeiro. A iniciativa está a decorrer em parceria com o Centro de Saúde de Albufeira, graças ao protocolo firmado entre a Autarquia e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central.

enferm e doenteO Município de Albufeira e o Centro de Saúde local estão a desenvolver um programa de Terapêutica Ocupacional destinado a pessoas com demência em estádio inicial ou défice cognitivo ligeiro. Designado “RRR da Mente” que significa Reabilitar, Reintegrar e Reviver, podem participar neste programa pessoas que estejam a residir sozinhas ou com a família, mas sem apoio social ou reabilitativo. O projeto tem por objetivos: promover a qualidade de vida e a integração familiar dos doentes, a sua autonomia em atividades da vida diária, estimular o seu envolvimento nas atividades da comunidade, bem como envolver as famílias/cuidadores no processo de reabilitação. O programa consiste em sessões de grupo, 3 vezes por semana, e sessões com os cuidadores, uma vez por mês, durante 6 meses. Decorrem no Gabinete de Apoio à Família e na Piscina Municipal e incluem atividades que vão do Movimento em Ginásio ou Piscina, à Terapia de Orientação para a Realidade, Terapia da Reminiscência, Treinos Cognitivos, Terapia pela Arte, Sessões com a família/cuidadores e Sessões Psicoeducacionais.
Marlene Silva, vice-presidente da Autarquia e vereadora com a responsabilidade da Saúde, diz que “este projeto surge por termos detetado junto desta população mais fragilizada a necessidade de promover uma convergência de valências, nomeadamente ao nível da saúde e do apoio social, com vista a incentivar a adesão e o envolvimento dos doentes e das famílias, desenvolvendo assim uma resposta específica para este público-alvo”. A autarca refere também que quer combater o isolamento e a vulnerabilidade social das famílias que têm que se confrontar diariamente com esta problemática.
Para inscrições e informações adicionais os interessados devem contatar a Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude e a Terapeuta Ocupacional do Centro de Saúde de Albufeira, através dos seguintes contatos: 289 599 509/ 289 598 400 ou clube.avo@cm-albufeira.pt

 

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s