Mobilidade Interurbana do Algarve Central em Debate

Estudo de Mobilidade Interurbana do Algarve Central desenvolveu sessões de trabalho em Olhão, Albufeira e Faro

EMI_11jan2013_OlhãoNos dias 11 e 12 de janeiro de 2013 decorreram várias iniciativas de envolvimento de entidades locais e da população no âmbito da elaboração do Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do “Algarve Central”. Um workshop em Olhão e fóruns de participação pública em Albufeira e Faro permitiram informar sobre o trabalho desenvolvido e recolher contributos para a sua continuidade.

Na tarde de dia 11 de janeiro, o Município de Olhão acolheu o 1º Workshop Participativo deste plano, que decorreu na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e que contou com a participação de representantes de cerca de 60 entidades e ainda de elementos da Comissão Executiva do Estudo e do Grupo Técnico de Trabalho.

EMI_12jan2013_FaroTratou-se de uma sessão de trabalho na qual a equipa da DHV, que se encontra a elaborar o estudo, divulgou os principais resultados dos trabalhos relativos à Caraterização e Diagnóstico (Fase 1), seguindo-se um período de trabalho em grupo no qual os participantes debateram os principais pontos fortes e fracos do sistema de mobilidade e transportes dos seis municípios que integram o território do “Algarve Central”, identificaram e priorizaram problemas e discutiram expetativas de evolução, dando assim contributos para a definição de uma estratégia de ação a desenvolver na fase subsequente do estudo.

EMI_11jan2013_Albufeira2Ainda na noite do dia 11 de janeiro decorreu um fórum de participação pública na sala de reuniões do Município de Albufeira, para divulgação dos trabalhos da fase 1 e auscultação da população. No decorrer desta sessão os vereadores do pelouro da Mobilidade e Transportes salientaram a importância do estudo para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento económico da região e participaram no debate juntamente com o restante público presente.

No sábado, dia 12 de janeiro, decorreu igualmente um fórum público, desta vez na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, dirigido à população em geral, e no qual o presidente do Município salientou a importância da definição de um modelo de governância no âmbito da elaboração do estudo, que permita aos municípios assumir responsabilidades ao nível do planeamento e gestão do sistema de transportes do “Algarve Central”.

EMI_11jan2013_AlbufeiraRecorde-se que os seis municípios do “Algarve Central” concentram cerca de 57% da população residente na região do Algarve, os principais pólos empregadores da região, bem como o Aeroporto Internacional de Faro e pólos turísticos, constituindo-se como a principal “porta de entrada” na região, pelo que a satisfação adequada das necessidades de mobilidade e transportes da população residente e visitante constitui-se como um importante fator de competitividade para a região.

EMI_11jan2013_Olhão3Este estudo é co-financiado pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional para o Algarve, no âmbito do Regulamento Específico “Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”.

 

 

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s