Ayamonte e Vila Real de Santo António transformam-se em «Eurocidade»

Os municípios vizinhos de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) tornaram-se, esta quarta-feira, dia 9, na primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.

assinat protocolo eurocidadeO protocolo de colaboração foi formalizado numa embarcação, em pleno Rio Guadiana, onde foram acordadas as primeiras linhas de atuação da nova Eurocidade, tendo em conta os laços históricos, culturais e comerciais das duas cidades.

Mesa HonraA cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, do presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, António Rodríguez Castillo, do presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, David Santos, do Secretário de Estado da Administração Local, Paulo Simões Júlio, da Secretária General da Ação Exterior da Consejería de Presidencia e Igualdad da Junta de Andaluzia, Dona Maria Sol Calzado Garcia, e do Delegado do Governo Andaluz em Huelva, Don José Fiscal López.

logo da eurocidadeO rio Guadiana será o elo de ligação da nova «Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António», já que foi através desta via fluvial que se foram cimentando as relações entre as duas localidades e criando vínculos. Disso são exemplo a Ponte Internacional do Guadiana ou a travessia via ferry.

L Gomes - Desid Silva e David SantosEstes elementos alusivos a Portugal e Espanha são a base da imagem do logótipo da recém-criada Eurocidade, cuja composição gráfica e cores representam a união ibérica de duas cidades irmãs e aliam a tradição ao futuro.

foto familiaA criação da Eurocidade surge no âmbito do plano de atividades apresentado pelo Presidente da CCDR-Algarve, durante a II Reunião do Conselho da Eurorregião, quando assumiu a presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, a 28 de setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

aperto de mãoA Eurocidade Ayamonte – Vila Real de St.º António é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os dois municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação de segunda geração e promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as duas cidades.

O acordo ultrapassa mesmo as trocas comerciais e culturais e possibilitará aos habitantes de VRSA utilizar os equipamentos coletivos de Ayamonte, beneficiando das mesmas condições dos residentes daquela localidade espanhola, e vice-versa.Assim, o «efeito de fronteira» deixa de ser um inconveniente para se tornar uma oportunidade.

Para isso, está em estudo a criação do cartão do Eurocidadão, cujas vantagens deverão estender-se ao comércio tradicional, através de um conjunto de descontos e promoções concedidos aos portadores.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, «mais do que um protocolo, a criação da Eurocidade é um instrumento importante para o desenvolvimento dos dois municípios e das suas populações, sendo igualmente o testemunho de uma nova geração de políticas locais».

Na cerimónia, realizada no porto de Ayamonte, o autarca português agradeceu ainda ao seu homólogo espanhol «a visão estratégica» demonstrada e que esteve na base da assinatura do acordo que «atenuará ainda mais os limites administrativos dos dois países».

O que é uma Eurocidade?

A «Eurocidade Ayamonte – VRSA» é exemplo de um novo modelo de cooperação que vai mais além da colaboração institucional e do somatório de simples programas e iniciativas, adotando uma nova visão de cidadania europeia.

O projeto visa a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços. As intervenções, dirigidas aos cidadãos, pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e sócio-económico.

foo-reportagem João Conceição – Veja, curta e faça amizade em ALGARVE PRESS Facebook

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s