CANTARES DE JANEIRAS PERCORREM ALBUFEIRA

No passado sábado, véspera de Dia de Reis, vários grupos de janeireiros juntaram-se em Albufeira para desejar à comunidade um Bom Ano de 2013. O local escolhido foi o Mercado Municipal dos Caliços, numa iniciativa inédita, que teve como intuito dinamizar aquele espaço e envolver a população numa das tradições mais antigas do país.
no Mercado dos CaliçosNo passado dia 5 de janeiro, quem escolheu o Mercado Municipal dos Caliços para realizar as suas compras, teve a oportunidade de fazê-lo ao som dos cânticos tradicionais das Janeiras.

Grupo de Janeireiros de Boliqueime

Trajados a rigor e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, ferrinhos, pandeireta ou flauta, foram vários os grupos que se reuniram para interpretar músicas alusivas ao Natal e ao Menino Jesus, e desejar um próspero Ano Novo à população.

ACRODA

No final das canções, como manda a tradição, o Agrupamento 714 do Corpo Nacional de Escutas, a ACRODA -Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água, e o Grupo de Janeireiros de Boliqueime receberam pela mão do presidente da Câmara Municipal de Albufeira as aguardadas Janeiras. José Carlos Rolo ofereceu um Bolo Rei às associações presentes e retribuiu os votos de feliz ano.

vereaçao

“Este ano, trouxémos as Janeiras para o Mercado para as aproximar das pessoas que, ao sábado de manhã, costumam visitar este espaço.

Agrupamento 714 Corpo Nacional Escutas

As tradições devem ser recuperadas e passadas às gerações vindouras para que os costumes e a identidade da terra não se percam”, frisou o presidente da autarquia.

Rolo vereadora e as crianças das escolas

Refira-se que o Município tem procurado revitalizar o Mercado Municipal dos Caliços através de diversas iniciativas, entre elas a sua abertura nas vésperas de Natal e de Ano Novo e a escolha deste espaço como local de partida para a tradicional Caminhada do Pai Natal.

juventude

As crianças do Jardim de Infância de Caliços, em Albufeira, também participaram nas Janeiras e visitaram os Paços do Concelho para desejar um bom ano de 2013 ao executivo. No dia 7 de janeiro, os alunos subiram ao palco do Salão Nobre, cada um com uma coroa de rei feita por si, e interpretaram algumas musicas infantis sobre as Janeiras.

Rolo recebe lembrança

Os grupos de janeireiros passaram ainda pelo salão da Casa do Povo de Paderne, no Dia de Reis, e a 19 de janeiro vão visitar a Junta de Freguesia de Olhos de Água, pelas 20h30, num evento gratuito e aberto a toda a população.

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s