Portugueses preferem recorrer a amigos e à banca para pedir empréstimo

O Observador Cetelem questionou os consumidores portugueses sobre a quem recorreriam, caso sentissem necessidade de pedir dinheiro emprestado. 28% dos portugueses acredita que recorreria à banca tradicional e 21% a amigos ou família. Apenas 6% admite que procuraria uma sociedade financeira especializada e 1% poderia fazê-lo junto de colegas de trabalho e através da banca online. Uma percentagem significativa dos inquiridos preferiu não responder à questão (43%). 

Dinheiro_eurosNa análise por género encontram-se algumas diferenças entre homens e mulheres. Enquanto, a maioria dos homens prefere pedir empréstimo à banca tradicional (34%), as mulheres optam por recorrer à família e aos amigos (25%). Já na análise por idades, destacam-se os indivíduos entre os 25 e os 34 anos como os que mais admitem procurar sociedades financeiras especializadas – 13% contra uma média nacional de 6%. Na faixa etária entre os 35 e os 44 anos 35% dos inquiridos refere que optaria pela banca tradicional em detrimento de outras possibilidades.

A região centro destaca-se das restantes por ser a única no país onde a população que prefere recorrer a sociedades financeiras especializadas é mais elevada que a percentagem de indivíduos que escolhe pedir dinheiro a amigos ou família (17% e 9%, respetivamente). Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s