São Brás de Alportel celebrou o ano novo e dia de reis ao som das “Charolas, a Força da Tradição”

O município de São Brás de Alportel deu as boas vindas ao ano novo a cantar na companhia do Programa de Valorização das Tradições Musicais – Charolas, a Força da Tradição, um costume preservado de geração em geração que leva a música e a alegria das charolas aos 4 cantos do município.

CharoladoClubeÁguiasdaMesquita_SãoBrásAlportelCharola do Clube Águias da Mesquita

No primeiro dia do ano, dia 1 de janeiro, o Grupo de Charolas de Machados celebrou o Ano Novo com a sua primeira atuação em público na Sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

A Força da tradição prosseguiu no dia 5, sábado, na habitual digressão pelos sítios do município, com a participação da Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, da Charola do Grupo Desportivo Águias da Mesquita e do Grupo de Cantares “Searas do Monte”.

GrupoSearasdoMonte_SãoBrásAlportelGrupo Searas do Monte

As charolas marcaram encontro no espaço exterior do Mercado Municipal de São Brás de Alportel para um espetáculo que surpreendeu os visitantes com bonitas melodias de ano novo e louvor ao menino.

À tarde as Charolas do município partiram em digressão com ponto de paragem no café União, em São Brás de Alportel, Café 1º de Maio, em Vilarinhos, Café Correia, em São Romão e ainda no Centro Museológico do Alportel, em Alportel. Esta digressão visou quebrar barreiras de solidão e iluminar de esperança o novo ano, através da tradição musical, enriquecida anualmente por novas rimas e histórias cantadas.

CharoladoGrupoDesportivoeCulturaldeMachadosCharola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados

Hoje dia 6, Dia de Reis, pelas 16h00, o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia acolheu mais uma atuação das Charolas do Concelho relembrando memórias e tradições do passado, preservadas no presente e para o futuro pelas novas gerações.

À noite, pelas 21h00, o Cineteatro São Brás abriu as portas à tradição do XXX Encontro de Charolas de São Brás, um espetáculo anual promovido pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal de Junta de Freguesia de São Brás de Alportel que levou a palco diversos grupos de charolas da região algarvia.

Na edição deste ano, e ao fim de 30 anos a preservar a tradição dos cantares ao menino Jesus, o Encontro de Charolas contou com a participação da Charola dos Cavacos, a Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, a Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, o Grupo Força da Tradição de Paderne, a Charola do grupo Desportivo Águias da Mesquita e ainda o Grupo de Cantares “Searas do Monte”.

O Programa de Valorização das Tradições Musicais – Charolas a Força da Tradição é promovido anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com grupos de charolas e cantares do município, e o apoio de um conjunto de entidades locais que todos os anos se juntam a esta grande festa da tradição.

Veja, curta e faça amizade em ALGARVE PRESS Facebook

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s