Com o fim da FOCON direção dos BVF garante: “Renascemos das Cinzas”

Focon -Força Operacional Conjunta 09Com o fim da muito contestada FOCON – Força Operacional Conjunta, entre Municipais e Voluntário de Faro, os Bombeiros Voluntários de Faro (BVF) como que receberam a carta de “alforria”, por isso regressaram ao seu quartel, junto à Doca e voltaram a construir o tradicional presépio gigante, visitado anualmente por centenas de apreciadores desta antiga arte.

BOmbeiros_Volunt_Faro

IMG_4819José Cotim (1º.) e Gaspar Pedro (3º), dirigentes dos BVF, criticaram FOCON na Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada

Motivos mais do que suficientes para que os dirigentes da Associação Humanitária Cruz Lusa, dos Bombeiros Voluntário de Faro, Gaspar Pedro (presidente) e José Cotim (tesoureiro), fossem os convidados especiais do jantar mensal da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada, repasto de Natal da Confraria que serviu para uma amena troca de ideias entre os dirigentes dos BVF e os Confrades sobre a situação dos soldados da paz voluntários farenses.

IMG_4806

IMG_4781Gaspar Pedro, voltou a confirmar o que tinha declarado dias antes à nossa reportagem, por ocasião da inauguração do Presépio: “A FOCON até era uma boa ideia, mas não foi boa para as duas partes (BVF e BM) – fomos prejudicados. Era a luz de um automóvel ao fundo do túnel para nos atropelar”.

IMG_4782

IMG_4776“Estávamos na casa dos outros, mas com o regresso à nossa casa foi como que o renascer  das cinzas”, sublinhou o presidente da Associação dos BVF perante as questões dos confrades.

IMG_4771

IMG_4826José Cotim (esq)

Já para José Cotim, “entrámos na FOCON de Peito aberto por entredermos que era bom para a Cidade e Concelho, mas os problemas surgiram quando juntaram ios dois corpos no mesmo quartel”.

IMG_4784Praticamente sem se deter, o tesoureiro não deixou perguntas por responder e acrescentou: “A dignidade dos Bombeiros Voluntários foi muito atingida. Quem comanda não soube comandar. Desta forma não nos restou outra opção do regressar à nossa casa, com  muito orgulho”.

Agora uma das principais preocupações da direção dos BV é a “recuperação financeira”, mas para que tal aconteça era necessário que a autarquia fizesse o pagamento de 40 mil euros que devia aos BVF desde o mandato de José Apolinário (há cerca de 3 anos),  já que as questões legais pendentes com penhoras estão ultrapassadas, através de decisão judicial, tanto mais que, assume Cotim: “Através de acordos temos as contas em dia com o Fisco e Segurança Social”.

IMG_4775Após a realização da Confraria, Gaspar Pedro  (em primeiro plano) confirmou a Algarve Press que “a autarquia já pagou os 40 mil euros, uma ajuda muito importante para uma instituição como a nossa, que vive dos serviços de transportes de doentes e das boas vontades de empresários e particulares, pois até tem de pagar a água que utiliza para o combate aos incêndio”.

Visivelmente satisfeitos pela resolução da penhora de uma ambulância, os dirigentes do BVF mantêm a “certeza que as diversas iniciativas previstas junto das forças vivas do Concelho vão ajudar na diminuição do passivo, que ronda os 100 mil euros”, garantindo “um bom futuro a um corpo de bombeiros misto, composto por 170 homens (e mulheres)”, a grande maioria em regime de voluntariado”.

IMG_4773Igualmente após a realização da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada, Algarve Press soube que Gaspar Pedro concorreu a novo mandato à frente da Associação dos BVF, agora com José Cotim como vice presidente, e a tomada de posse está marcada para o próximo dia 8 de Janeiro, pelas 21h00, data em que os BVF prefazem 90 anos de idade, numa cerimónia restrita à familia “bombeiral” dos BVF.

Manuel Luís

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s