Rota dos Presépios de São Brás de Alportel desvenda a história com arte!

Na edição de 2012, a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel convida a seguir a estrela da tradição e a deixar-se iluminar pela mestria de quem reinventa a representação do nascimento do menino jesus de forma artística.

presepio escadariaExpostos em mais de 1 dezenas de espaços públicos do município até dia de Reis, dia 6 de janeiro de 2013, os presépios que integram esta rota desafiam a uma viagem através das tradições, dos produtos e materiais locais, entre um sem fim de produtos criativos utilizados para dar vida a presépios muito criativos! Esta mostra de trabalhos manuais, resulta da vontade da comunidade, associações e entidades locais numa representação viva do espirito do natal embebido de entre ajuda e fraternidade entre os são-brasenses.

Até dia 6 de janeiro podem ser apreciados vários presépios tradicionais algarvios patentes na Igreja Matriz, Lar da 3ª idade da Santa Casa da Misericórdia e Museu do Trajo e na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, de São Brás de Alportel. Este presépio tradicional, elaborado em escadaria com o menino jesus no topo apresenta uma decoração natural com searinhas, folhas de laranjeira e laranjas, símbolos de prosperidade e sorte.

Seguem-se vários presépios criativos, tais como: O Presépio do Alportel, patente no Centro Museológico de Alportel, num trabalho realizado pela Sociedade Recreativa Alportelense; O Presépio do Corotelo, desenvolvido pela comunidade escolar e exposto no Jardim de Infância de Corotelo; Os Presépios do Peral, apresentados na Alfarrobeira da Tumba e no centro do Peral, numa mostra de trabalhos realizados pelo Grupo Cultural e Desportivo do Peral; O Presépio dos Machados, que surpreende quem pára e quem passa pelo Parque dos Poetas, em Machados, numa produção do Grupo Desportivo e Cultural de Machados; O Presépio do Centro Infantil António Calçada e o Presépio contemporâneo da Igreja Matriz enfeitados com fragmentos de cortiça e musgo, típicos da região;

PresepioBombeirosVoluntárSB AlportelO Presépio dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, um presépio em constante mutação que integra também uma pequena representação da serra ardida, consequência do incêndio de julho passado;

> Os Presépios do Museu do Trajo, que na edição deste ano apresenta um presépio elaborado com materiais usados por crianças são-brasenses, um presépio tradicional algarvio produzido pelo Museu do Trajo e ainda uma exposição constituída por Presépios do Mundo e de várias regiões de Portugal, que revela um pouco da coleção particular do Padre José da Cunha Duarte.

Além dos presépios os visitantes podem ainda visitar a Árvore de Natal do Tempo, uma criação artística de autoria da designer Sónia Martins, com a colaboração de estudantes, da Universidade Sénior de São Brás de Alportel. Esta Árvore de Natal do Tempo, patente no hall do Cineteatro São Brás faz-se acompanhar por uma exposição desenvolvida no seio do Projeto “Devolver Vida à Serra, pelas crianças do Jardim de Infância de Mealhas. Estas criações artísticas encerram o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações numa mostra de trabalhos que refletem a complementaridade entre gerações.

Todos os presépios, bem como a Árvore de natal do Tempo, são de entrada livre, atendendo aos horários dos espaços, e pretendem valorizar e preservar a tradição e o significado do natal, de união e partilha através destes trabalhos, símbolo da fraternidade entre os membros da comunidade.

 

By Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s