PROTEÇÃO CIVIL DE ALBUFEIRA APRESENTA LIVRO INTERATIVO “NÓS E OS RISCOS”

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está a realizar uma Campanha de Sensibilização nas escolas do 1º ciclo que integra a apresentação do livro interativo “Nós e os Riscos” da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A iniciativa, que teve início no mês de novembro, destina-se a sensibilizar as crianças para enfrentarem determinados riscos e saberem atuar em situações de emergência.

explic prot civil“Nós e os Riscos” é uma campanha de sensibilização e prevenção sobre riscos naturais e tecnológicos, que consiste na apresentação de um livro interativo. Trata-se de uma iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira que está a decorrer em todas as escolas do 1º ciclo do Concelho, desde o mês de novembro. Para dezembro já estão agendadas sessões nos dias 3, 6, 10 e 12, nas escolas de Brejos, Vale Parra, Avenida do Ténis e Vale Carro, respetivamente. O livro é uma edição da Autoridade Nacional de Proteção Civil e foi desenvolvido no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007-2013). Jaime é a personagem principal do livro que dá conselhos aos mais pequeninos sobre a melhor forma de prevenir situações de perigo ou agir em caso de emergência.

atençãoAo longo de diversas páginas coloridas que primam pela criatividade, as crianças ficam a conhecer os diferentes riscos que existem, na natureza ou provocados pela ação humana, nomeadamente inundações, terramotos, tornados, incêndios, acidentes viários e ferroviários, entre outros, e quais as medidas a adotar neste tipo de ocorrências. Cada sessão conta, ainda, com jogos divertidos e pedagógicos que possibilitam à própria criança aferir se compreendeu e assimilou o que lhe foi sendo transmitido ao longo da apresentação. No final é oferecido um exemplar do livro a cada escola.

alunos prot civil e politO Vereador da Proteção Civil, Carlos Quintino, que tem acompanhado de perto as ações de sensibilização nas escolas refere que “a Proteção Civil é uma tarefa de todos e por isso é necessário que também os mais novos estejam preparados para enfrentar situações de risco, iniciando desde tenra idade o contacto com estas temáticas. Além disso os mais pequeninos ajudam muito a que a mensagem de segurança que se lhes passa nas escolas chegue também aos adultos lá em casa. Por isso a aposta nas escolas, nesta área da prevenção de riscos, é tão importante. Uma criança informada é mais alguém que de forma ativa pode evitar a ocorrência de um risco provocado pela ação humana e que se sabe proteger a si e aos seus dos riscos naturais”.

Anúncios
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s