Presépio Gigante de VRSA completa dez anos e volta a bater recorde

O presépio gigante de Vila Real de Santo António (VRSA) regressa ao Centro Cultural António Aleixo, no dia 6 de dezembro, com cenários e peças renovadas e mais um recorde no número de figuras em exposição.

aldeiaNesta, que é a sua décima edição, o presépio gigante de VRSA comporta mais de 16 toneladas de areia e pó de pedra e 2000 quilos de cortiça. A esta lista junta-se uma estrutura de madeira de 190 metros quadrados, em parte coberta por 100 metros quadrados de musgo. O presépio foi construído, ao longo de um mês, por Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes. Ao todo, foram investidas mais de 1500 horas na construção daquela estrutura.

ponte e riachoUma das razões do sucesso deste presépio está nas características das mais de 3500 figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas, fator que contribui para a sua diferenciação.

De acordo com os seus mentores, além da coleção pertencente à autarquia vila-realense, somam-se outras tantas peças adquiridas pelos próprios ao longo dos anos, o que faz com que o presépio tenha sempre crescido na última década. Um dos locais obrigatórios para essa aquisição tem sido a tradicional Feria del Belén, em Sevilha, realizada no início de Novembro, onde os organizadores marcam sempre presença.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros, os milhares de visitantes anuais do presépio «transformam-no na atração mais procurada da cidade e num dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve». «Trata-se de um evento chave que também já ganhou notoriedade do outro lado da fronteira, uma vez que os espanhóis, a par dos portugueses, lideram as visitas», nota José Carlos Barros.

castelo e arealÀ semelhança do ano passado, as entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que se destina a suportar os custos relacionados com a montagem e manutenção. O valor remanescente reverterá a favor da Guadi – Centro de Animais, associação que tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de VRSA, levando a cabo um conjunto de iniciativas para assegurar a manutenção do canil/gatil intermunicipal sem abate.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 6 de Janeiro de 2013. Pode ser diariamente visitado entre as 10 e as 13h00 e as 14h30 e as 19h00. No dia 1 de Janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

Visite e curta ALGARVE PRESS Facebook

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s