SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE COMEMORADA EM LOULÉ

A Autarquia de Loulé comemorou a Semana da Floresta Autóctone – de 19 a 25 de novembro -, especialmente o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), efeméride ambiental que contou com diversas ações realizadas com a população escolar. A Semana da Floresta Autóctone teve como objetivo sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger, alertando para as ameaças que comprometem cada vez mais a sua conservação, uma vez que as espécies autóctones disponibilizam benefícios para toda a Humanidade. É de extrema importância o cuidar da nossa floresta, pois ela depende de nós e nós dela.

jovens e a florestaNo decorrer desta semana emblemática, realizaram-se diversas ações de plantação em escolas do Concelho: EB1/JI Nº 5 Hortas de St. António, EB1/JI do Gilvrasino e EBI Prof. Dr. António Sousa Agostinho de Almancil. Houve também a realização de um passeio pedestre em Salir – Percurso das Noras (com a colaboração da respetiva Junta de Freguesia), tendo participado cerca de 50 alunos da EBI de Salir, e no qual os alunos identificaram algumas espécies autóctones. Os alunos tiveram ainda oportunidade de desenhar as respetivas folhas e frutos no guia fornecido pela Autarquia. Além disso, foi evidenciado a importância das espécies encontradas quanto ao seu valor ambiental, económico e de saúde.

A Autarquia procedeu à colocação de placas de identificação em algumas espécies emblemáticas no Parque Municipal de Loulé, nomeadamente, o Cupressus macrocarpa.

No âmbito destas comemorações, a AFN – Autoridade Florestal Nacional cedeu à Autarquia de Loulé diversas espécies arbustivas e arbóreas, nomeadamente, alfarrobeiras, sobreiros, medronheiros, alecrins, entre outras, as quais foram utilizadas para as plantações nas escolas referidas. A Câmara Municipal de Loulé abraçou mais uma vez, este tipo de ações no sentido de dinamizar e dar continuidade à sensibilização e educação ambiental aos seus munícipes, em especial à população escolar, no sentido de proteger as espécies autóctones para construir para todos e por várias gerações um legado de importância ímpar.

Advertisements
por Algarve Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s